Superlua de Sangue com eclipse lunar total: onde e quando ver
Na madrugada de 21 de janeiro ocorrerá o primeiro eclipse total do ano
Na madrugada de segunda-feira, 21 de janeiro (da noite de domingo para o despontar da segunda-feira) irá ocorrer o primeiro eclipse lunar total do ano de 2019, que resultará em uma Superlua de Sangue visível na América do Norte, América do Sul, oeste da Europa e África.
No ano passado um fenômeno semelhante foi visível nos últimos dias de janeiro, com a junção de uma superlua azul com eclipse e lua de sangue, uma coincidência que não acontecia fazia 150 anos.
Desta vez, o eclipse lunar total irá resultar em um superlua de sangue, conhecida desde a Idade Média como 'Lua de Sangue de Lobo', que fazia referência de uma forma mais próxima das ideias esotéricas à lua cheia de janeiro que coincidia com os uivos dos lobos nas noites de inverno no hemisfério Norte. Este fenômeno astronômico se dá durante um eclipse lunar total em que o sol e a lua se alinham, de modo que a atmosfera da Terra depura a luz azul e verde dos raios solares, mas deixa passar a vermelha. Por esta razão, a lua vai ficar tingida com o reflexo do brilho avermelhado que chegará a ela procedente da atmosfera e criará a chamada Superlua de Sangue que só será visível nas partes do planeta em que será possível ver o eclipse lunar.
Na Europa Ocidental e noroeste da África o amanhecer será o melhor momento para observar o progresso da Lua de Sangue, que vai durar 62 minutos, terá a sua primeira fase às 3h34 e atingirá o apogeu por volta de 5h12, quando poderá ser visto de diferentes regiões ocidentais da Europa, no noroeste da África e no continente americano.
A Superlua de Sangue é o primeiro fenômeno astronômico de 2019 e só voltará a se repetir com as mesmas características em maio de 2021.
A superlua de sangue lobo poderá ser vista na Espanha e no restante da Europa entre as 2h33 e as 5h50 da madrugada de segunda-feira.
Horários para ver a Superlua de Sangue na América
Na América Latina, poderá ser vista entre 23h36 de domingo e 4h40 de segunda-feira e o apogeu dos fenômenos será às 2h12 para a Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai. No Brasil, o ponto máximo do eclipse vai ocorrer às 3h12, mas o fenômeno todo poderá ser observado de 0h36 a 5h48 da segunda-feira.
Em Cuba, Peru, Colômbia e Nova York, a superlua ocorrerá entre 21h30 de domingo e 2h48 de segunda-feira, e o ponto alto será pouco depois da meia-noite, à 0h12.
No México, a Superlua de Sangue será visível entre 9h33 e 0h50, e o apogeu está previsto para 22h13, quando o fenômeno ficará mais evidente na Cidade do México.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.