Seleccione Edição
Login
Día Mundial de la Televisión
Hollywood Boulevard ao entardecer, em Los Angeles (EUA). Getty

As 15 cidades mais cinematográficas (e seriéfilas) do mundo

15 fotos

Do nova-iorquino Greenwich Village e o distrito de Hollywood em Los Angeles à Universidade de Oxford ou o Bairro Gótico de Barcelona, visitamos os palcos urbanos que mais aparecem no cinema e na televisão, segundo o banco de dados IMdb

  • O comparador britânico GoCompare (gocompare.com) elaborou, a partir do banco de dados do IMdb, um 'ranking' com as cidades do mundo que mais apareceram na televisão e no cinema. Nova York encabeça esta lista com a qual celebramos o recente Dia Mundial da Televisão, comemorado em 21 de novembro. Aqui, concretamente no bairro do Greenwich Village, em Manhattan, encontra-se o edifício de apartamentos de 'Friends' (na imagem), uma das fachadas mais fotografadas da cidade. O bairro também serviu de cenário para as andanças de Carrie Bradshaw e companhia em 'Sex in the City'. Outros três distritos nova-iorquinos –Brooklyn, onde vivem as garotas de 'Girls'; Queens e o Bronx– ocupam também os primeiros postos da lista. É por aí que também passam super-heróis como Daredevil, Jessica Jones e Iron Fist.
    1Nova York (Estados Unidos) O comparador britânico GoCompare (gocompare.com) elaborou, a partir do banco de dados do IMdb, um 'ranking' com as cidades do mundo que mais apareceram na televisão e no cinema. Nova York encabeça esta lista com a qual celebramos o recente Dia Mundial da Televisão, comemorado em 21 de novembro. Aqui, concretamente no bairro do Greenwich Village, em Manhattan, encontra-se o edifício de apartamentos de 'Friends' (na imagem), uma das fachadas mais fotografadas da cidade. O bairro também serviu de cenário para as andanças de Carrie Bradshaw e companhia em 'Sex in the City'. Outros três distritos nova-iorquinos –Brooklyn, onde vivem as garotas de 'Girls'; Queens e o Bronx– ocupam também os primeiros postos da lista. É por aí que também passam super-heróis como Daredevil, Jessica Jones e Iron Fist. Getty
  • No distrito de Hollywood, em Los Angeles (na foto a Calçada da Fama, em Hollywood Boulevard), a cada duas avenidas há um estúdio de gravação em que se rodam, sempre no interior, sitcoms. 'Dexter', 'Alf', 'The fresh prince of Bel-Air' (Um maluco no pedaço), 'Two and a half men', 'True Blood'... Ir como público à gravação de um capítulo faz parte do atrativo turístico de uma cidade com outras zonas nas posições mais altas do ranking do GoCompare, como o Downtown ou Venice Beach (onde estava 'Baywatch', ou SOS Malibu, para os brasileiros). Palcos habituais de séries policiais como 'The Closer', 'Numb3rs', 'CSI: Los Angeles' ou 'Life'.
    2Los Angeles (Estados Unidos) No distrito de Hollywood, em Los Angeles (na foto a Calçada da Fama, em Hollywood Boulevard), a cada duas avenidas há um estúdio de gravação em que se rodam, sempre no interior, sitcoms. 'Dexter', 'Alf', 'The fresh prince of Bel-Air' (Um maluco no pedaço), 'Two and a half men', 'True Blood'... Ir como público à gravação de um capítulo faz parte do atrativo turístico de uma cidade com outras zonas nas posições mais altas do ranking do GoCompare, como o Downtown ou Venice Beach (onde estava 'Baywatch', ou SOS Malibu, para os brasileiros). Palcos habituais de séries policiais como 'The Closer', 'Numb3rs', 'CSI: Los Angeles' ou 'Life'. Getty
  • Com apenas duas ou três séries de sucesso da BBC –'Sherlock', 'Luther' e 'The bodyguard'– é possível contemplar uma panorâmica da Londres moderna mais turística, com pontos como a ponte de Waterloo (na foto) e suas magníficas vistas, de oeste a leste, a Westminster, South Bank, a London Eye, a City e Canary Wharf. Essas séries também nos mergulham em algumas zonas um pouco menos conhecidas, como a encruzilhada de Elephant & Castle, ao sul, no distrito de Southwark, ou a Waterloo Station, enorme e ruidosa, situada junto ao Big Ben e próxima ao Tate Modern. Quem prefirir o panorama urbano mais industrial de 'Misfits' pode buscar as imediações de Thamesmead South, a orlas do Tâmisa, com suas casas sociais de meados dos anos 1960.
    3Londres (Reino Unido) Com apenas duas ou três séries de sucesso da BBC –'Sherlock', 'Luther' e 'The bodyguard'– é possível contemplar uma panorâmica da Londres moderna mais turística, com pontos como a ponte de Waterloo (na foto) e suas magníficas vistas, de oeste a leste, a Westminster, South Bank, a London Eye, a City e Canary Wharf. Essas séries também nos mergulham em algumas zonas um pouco menos conhecidas, como a encruzilhada de Elephant & Castle, ao sul, no distrito de Southwark, ou a Waterloo Station, enorme e ruidosa, situada junto ao Big Ben e próxima ao Tate Modern. Quem prefirir o panorama urbano mais industrial de 'Misfits' pode buscar as imediações de Thamesmead South, a orlas do Tâmisa, com suas casas sociais de meados dos anos 1960. Getty
  • A basílica de Santa Maria do Mar e o bairro gótico (na foto, o Pont del Bisbe), foram epicentro da trama de 'A Catedral do Mar', adaptação do romance homônimo de Ildefonso Falcones rodada em diferentes localizações de toda Espanha. Barcelona é palco também das séries 'Plats bruts' (em um andar partilhado de l’Eixample), 'Makinavaja', no bairro chinês, 'El cor de la ciutat', no bairro de Sant Andreu de Palomar. E, mais recentemente, 'Cites' ou 'Merlin', em que o instituto no qual ensina o professor de filosofia protagonista, Àngel Guimerà, é na realidade a Escola Menéndez Pidal, que está há vários anos fechada. A cidade também fez cameos em séries como 'Os Simpsons', concretamente no capítulo da temporada 25 'Homer visita a Sagrada Família'.
    4Barcelona (Espanha) A basílica de Santa Maria do Mar e o bairro gótico (na foto, o Pont del Bisbe), foram epicentro da trama de 'A Catedral do Mar', adaptação do romance homônimo de Ildefonso Falcones rodada em diferentes localizações de toda Espanha. Barcelona é palco também das séries 'Plats bruts' (em um andar partilhado de l’Eixample), 'Makinavaja', no bairro chinês, 'El cor de la ciutat', no bairro de Sant Andreu de Palomar. E, mais recentemente, 'Cites' ou 'Merlin', em que o instituto no qual ensina o professor de filosofia protagonista, Àngel Guimerà, é na realidade a Escola Menéndez Pidal, que está há vários anos fechada. A cidade também fez cameos em séries como 'Os Simpsons', concretamente no capítulo da temporada 25 'Homer visita a Sagrada Família'. Getty
  • MediaCityUK (na foto) é um complexo localizado na região de Salford, a orlas do canal marítimo de Manchester, onde tem sede a BBC e são gravados shows televisivos que podem ser assistidos por visitantes. Aqui são organizados 'tours' para ver o set de 'Coronation Street', uma série trnasmitida desde 1960. No Pie Factory Studios foi filmada parte da versão britânica de 'Shameless' (a original). As andanças desta família disfuncional em Chatsworth Estate, uma fictícia periferia operária nas proximidades de Manchester, foram gravadas além disso em West Gorton (East Manchester), e ao sul, na área de Wythenshawe. A partir da quinta temporada a série se mudou para um conjunto especialmente construído em Roundthorn Industrial Estate, também ao sul, no local de um antigo armazém da marca Umbro, e ao redor de Wythenshawe e Sale.
    5Manchester (Reino Unido) MediaCityUK (na foto) é um complexo localizado na região de Salford, a orlas do canal marítimo de Manchester, onde tem sede a BBC e são gravados shows televisivos que podem ser assistidos por visitantes. Aqui são organizados 'tours' para ver o set de 'Coronation Street', uma série trnasmitida desde 1960. No Pie Factory Studios foi filmada parte da versão britânica de 'Shameless' (a original). As andanças desta família disfuncional em Chatsworth Estate, uma fictícia periferia operária nas proximidades de Manchester, foram gravadas além disso em West Gorton (East Manchester), e ao sul, na área de Wythenshawe. A partir da quinta temporada a série se mudou para um conjunto especialmente construído em Roundthorn Industrial Estate, também ao sul, no local de um antigo armazém da marca Umbro, e ao redor de Wythenshawe e Sale.
  • O que têm em comum uma série de advogados, outra com um gangster como protagonista e uma trama ambientada nos anos cinquenta do século XX? A resposta é Sídney. A terceira temporada de 'Rake' terminou com o malvado advogado Cleaver Greene pendurado de bruços em uma corda atada a um balão sobre o porto da cidade australiana. A equipe de gravação de 'Mr. Inbetween' gosta mais de se meter por periferias como Earlwood, ao sudoeste de Sidney, para seguir a pista de Ray Shoesmith. Já o drama de época 'A place To Call Home' foi ambientado em North Head Sanctuary: mais de 10 quilômetros de cenários com magníficas vistas para o Porto e da baía de Sidney (na foto) ou para North Fort (parte da defesa da cidade durante a II Guerra Mundial), o cemitério e o Memorial Walk da Austrália, que comemora a participação do país em conflitos em todo o mundo durante os últimos 150 anos.
    6Sídney (Austrália) O que têm em comum uma série de advogados, outra com um gangster como protagonista e uma trama ambientada nos anos cinquenta do século XX? A resposta é Sídney. A terceira temporada de 'Rake' terminou com o malvado advogado Cleaver Greene pendurado de bruços em uma corda atada a um balão sobre o porto da cidade australiana. A equipe de gravação de 'Mr. Inbetween' gosta mais de se meter por periferias como Earlwood, ao sudoeste de Sidney, para seguir a pista de Ray Shoesmith. Já o drama de época 'A place To Call Home' foi ambientado em North Head Sanctuary: mais de 10 quilômetros de cenários com magníficas vistas para o Porto e da baía de Sidney (na foto) ou para North Fort (parte da defesa da cidade durante a II Guerra Mundial), o cemitério e o Memorial Walk da Austrália, que comemora a participação do país em conflitos em todo o mundo durante os últimos 150 anos.
  • Só em 2016, as ruas de Buenos Aires acolheram pelo menos 1.370 filmagens, segundo o jornal 'Clarín'. A maioria para publicidade, seguidos de programas para televisão e, por último, filmes. A capacidade de transformação dos palcos urbanos da capital argentina atrai produções nacionais e internacionais. A depender de como se enfoque, a confluência entre a Diagonal Sul e a Peru pode ser Nova York ou Paris. Se o que se busca são ares antigos, aí estão San Telmo (na imagem, uma banca do mercado) e Barracas. As ruas de Palermo são também muito populares, porque aí residem as empresas dedicadas a uma indústria que se concentrou em produções televisivas infantis que atingem crianças de todo o planeta. 'Sou Lua', sem ir mais longe, foi transmitida em 150 países e traduzida para 15 idiomas.
    7Buenos Aires (Argentina) Só em 2016, as ruas de Buenos Aires acolheram pelo menos 1.370 filmagens, segundo o jornal 'Clarín'. A maioria para publicidade, seguidos de programas para televisão e, por último, filmes. A capacidade de transformação dos palcos urbanos da capital argentina atrai produções nacionais e internacionais. A depender de como se enfoque, a confluência entre a Diagonal Sul e a Peru pode ser Nova York ou Paris. Se o que se busca são ares antigos, aí estão San Telmo (na imagem, uma banca do mercado) e Barracas. As ruas de Palermo são também muito populares, porque aí residem as empresas dedicadas a uma indústria que se concentrou em produções televisivas infantis que atingem crianças de todo o planeta. 'Sou Lua', sem ir mais longe, foi transmitida em 150 países e traduzida para 15 idiomas. Getty
  • Todos os anos, Paris acolhe cerca de 900 filmagens (só de cinema), e a televisão não deixa para menos; inclusive uma produção espanhola, 'Presunto Culpable', deixou por uns dias o País Basco se para mudar à capital da França e gravar em várias localizações: la Cité Internacionale des Arts, Rue de l’Hôtel de Ville, Pont Marie, Quai de la Tournelle, Quai de Montebello, Quai de Saint Michel, Quai de Grans Augustins, Île Saint Louis, Le Pont du Carrousel, Pont Neuf e Avenue du President Kennedy. A cidade é, também, palco das aventuras de animação de Marinette e Adrien em 'Miraculous Ladybug', que recria cenários como Trocadero, Notre Dame, a ponte das Artes, o museu do Louvre, a Champs Elysee. Marinette, a protagonista, vive perto da praça dos Vosgos (na foto), e a padaria de seus pais é inspirada em uma real, que funciona no Distrito XVIII.
    8Paris (França) Todos os anos, Paris acolhe cerca de 900 filmagens (só de cinema), e a televisão não deixa para menos; inclusive uma produção espanhola, 'Presunto Culpable', deixou por uns dias o País Basco se para mudar à capital da França e gravar em várias localizações: la Cité Internacionale des Arts, Rue de l’Hôtel de Ville, Pont Marie, Quai de la Tournelle, Quai de Montebello, Quai de Saint Michel, Quai de Grans Augustins, Île Saint Louis, Le Pont du Carrousel, Pont Neuf e Avenue du President Kennedy. A cidade é, também, palco das aventuras de animação de Marinette e Adrien em 'Miraculous Ladybug', que recria cenários como Trocadero, Notre Dame, a ponte das Artes, o museu do Louvre, a Champs Elysee. Marinette, a protagonista, vive perto da praça dos Vosgos (na foto), e a padaria de seus pais é inspirada em uma real, que funciona no Distrito XVIII.
  • “Estocolmo, 1945, no Dia da Paz na Europa. Um beijo espontâneo entre dois estranhos durante as celebrações em Kungsgatan terá consequências”. A animada rua comercial do centro da capital sueca (na foto), cheia de lojas, cafés e cinemas, marca o início de 'Vår tid är un' ('Nosso tempo é agora', conhecido internacionalmente como 'The Restaurant'), um drama que se inicia depois da II Guerra Mundial, se estende ao longo de duas décadas e mostra a sorte dos proprietários e dos funcionários de Djurgårdskällaren, um restaurante no coração da cidade. Seu sucesso se soma aos da potente fábrica do gênero dark nórdico, onde a paisagem faz parte da trama, alegra as personagens quando é primavera, os sufoca no verão e os torna melancólicos quando aperta o frio, a chuva e a neve.
    9Estocolmo (Suécia) “Estocolmo, 1945, no Dia da Paz na Europa. Um beijo espontâneo entre dois estranhos durante as celebrações em Kungsgatan terá consequências”. A animada rua comercial do centro da capital sueca (na foto), cheia de lojas, cafés e cinemas, marca o início de 'Vår tid är un' ('Nosso tempo é agora', conhecido internacionalmente como 'The Restaurant'), um drama que se inicia depois da II Guerra Mundial, se estende ao longo de duas décadas e mostra a sorte dos proprietários e dos funcionários de Djurgårdskällaren, um restaurante no coração da cidade. Seu sucesso se soma aos da potente fábrica do gênero dark nórdico, onde a paisagem faz parte da trama, alegra as personagens quando é primavera, os sufoca no verão e os torna melancólicos quando aperta o frio, a chuva e a neve. getty
  • Vancouver ganhou o apelido de Hollywood do Norte porque tanto a cidade como sua área metropolitana se converteram em um dos cenários preferidos de estúdios, produtoras, redes de televisão e agências de publicidade de meio mundo. Mas não costuma aparecer como Vancouver, no extremo sudoeste do Canadá, mas fazendo as vezes de Nova York, Chicago, Seattle, Detroit, Portland ou San Francisco. Aqui são gravadas e gravdas séries como 'Arquivo X', 'Smallville', 'Arrow',' The Magicians', 'The Flash' ou 'Fear The Walking Dead'. Há estúdios como Vancouver Filme Studios e North Shore Studios. E locais como Gastown (na foto) ou Hornby Plaza, muito demandados como localizações de filmagem.
    10Vancouver (Canadá) Vancouver ganhou o apelido de Hollywood do Norte porque tanto a cidade como sua área metropolitana se converteram em um dos cenários preferidos de estúdios, produtoras, redes de televisão e agências de publicidade de meio mundo. Mas não costuma aparecer como Vancouver, no extremo sudoeste do Canadá, mas fazendo as vezes de Nova York, Chicago, Seattle, Detroit, Portland ou San Francisco. Aqui são gravadas e gravdas séries como 'Arquivo X', 'Smallville', 'Arrow',' The Magicians', 'The Flash' ou 'Fear The Walking Dead'. Há estúdios como Vancouver Filme Studios e North Shore Studios. E locais como Gastown (na foto) ou Hornby Plaza, muito demandados como localizações de filmagem. Getty
  • As poucas tomadas externas de 'Queer As Folk' são rodadas na zona gay de Toronto, em Trinity Bellwood Park ou em Church Street, que é Liberty Avenue na ficção. Seu número 6 é o exterior da casa de Brian, uma das personagens principais. A cidade canadense tem a habilidade de transformar-se segundo requisitos do roteiro. Para 'Suits' (o drama de advogados que catapultou à fama Meghan Markle, ex-atriz e duquesa de Sussex) se transforma em Manhattan, embora muitos dos locais que aparecem sejam facilmente reconhecíveis: Toronto Necropolis (o cemitério histórico), o distrito financeiro ou Adelaide Street, na foto.
    11Toronto (Canadá) As poucas tomadas externas de 'Queer As Folk' são rodadas na zona gay de Toronto, em Trinity Bellwood Park ou em Church Street, que é Liberty Avenue na ficção. Seu número 6 é o exterior da casa de Brian, uma das personagens principais. A cidade canadense tem a habilidade de transformar-se segundo requisitos do roteiro. Para 'Suits' (o drama de advogados que catapultou à fama Meghan Markle, ex-atriz e duquesa de Sussex) se transforma em Manhattan, embora muitos dos locais que aparecem sejam facilmente reconhecíveis: Toronto Necropolis (o cemitério histórico), o distrito financeiro ou Adelaide Street, na foto. Getty
  • 'Spies of Warsaw' ('Espiões de Varsóvia') é uma miniserie britânico-francesa-polonesa-norte-americana de 2013 ambientada na capital polonesa; 'Blinded by the Lights', de 2018, mergulha na vida noturna, e notívaga, da capital polonesa, seguindo os passos a um traficante de cocaína durante os sete dias de caos em que sua vida se desmorona. A cidade foi palco recorrente para o cinema ('O pianista' ou 'Três cores: alvo' são só dois exemplos), e ultimamente parece que também atrai a televisão coreana, pois suas ruas acolheram cenas adicionais da série 'Terius Behind', que trata de espionagem.
    12Varsóvia (Polônia) 'Spies of Warsaw' ('Espiões de Varsóvia') é uma miniserie britânico-francesa-polonesa-norte-americana de 2013 ambientada na capital polonesa; 'Blinded by the Lights', de 2018, mergulha na vida noturna, e notívaga, da capital polonesa, seguindo os passos a um traficante de cocaína durante os sete dias de caos em que sua vida se desmorona. A cidade foi palco recorrente para o cinema ('O pianista' ou 'Três cores: alvo' são só dois exemplos), e ultimamente parece que também atrai a televisão coreana, pois suas ruas acolheram cenas adicionais da série 'Terius Behind', que trata de espionagem.
  • O escritório de Turismo da Escócia (visitscotland.com) publicou um mapa-guia com 36 locais que acolheram a filmagem da série 'Outlander', baseada no romances de Diana Gabaldon, que conta a viagem no tempo de Claire Randall, uma enfermeira casada em 1945, à Escócia de 1743. Cinco desses pontos de interesse se encontram em Glasgow: George Square, a icônica praça central da cidade; Pollok Country Park; Kelvingrove Park (na foto), que serve de parque por onde Claire passeia; a cripta medieval da catedral, convertida em L'Hopital Des Anges, onde a protagonista atua como voluntária durante a II Guerra Mundial; a universidade, convertida em Harvard, onde Frank, o marido de Claire, dá aulas.
    13Glasgow (Reino Unido) O escritório de Turismo da Escócia (visitscotland.com) publicou um mapa-guia com 36 locais que acolheram a filmagem da série 'Outlander', baseada no romances de Diana Gabaldon, que conta a viagem no tempo de Claire Randall, uma enfermeira casada em 1945, à Escócia de 1743. Cinco desses pontos de interesse se encontram em Glasgow: George Square, a icônica praça central da cidade; Pollok Country Park; Kelvingrove Park (na foto), que serve de parque por onde Claire passeia; a cripta medieval da catedral, convertida em L'Hopital Des Anges, onde a protagonista atua como voluntária durante a II Guerra Mundial; a universidade, convertida em Harvard, onde Frank, o marido de Claire, dá aulas. Getty
  • Passear por Rodney Street (na imagem) e sua arquitetura de estilo georgiano; desfrutar de um dia de campo no centro de Liverpool visitando Croxteth Hall, propriedade do século XVI com uma granja, um jardim victoriano e uma reserva natural; contemplar uma arquitetura industrial victoriana bem conservada; explorar áreas circundantes como o Wirral e o oeste do rio Mersey. O 'tou'r guiado pelos palcos reais de 'Peaky Blinders', que segue as andanças de uma família de gánsters dos anos vinte do século passado, é um bom exemplo de como uma cidade pode lhe sacar rédito turístico às séries às que cede seus palcos urbanos. Em dezembro de 2017, além disso, abriu o Peaky Blinders Bar (peakyblindersliverpool.com), ambientado em 1920.
    14Liverpool (Reino Unido) Passear por Rodney Street (na imagem) e sua arquitetura de estilo georgiano; desfrutar de um dia de campo no centro de Liverpool visitando Croxteth Hall, propriedade do século XVI com uma granja, um jardim victoriano e uma reserva natural; contemplar uma arquitetura industrial victoriana bem conservada; explorar áreas circundantes como o Wirral e o oeste do rio Mersey. O 'tou'r guiado pelos palcos reais de 'Peaky Blinders', que segue as andanças de uma família de gánsters dos anos vinte do século passado, é um bom exemplo de como uma cidade pode lhe sacar rédito turístico às séries às que cede seus palcos urbanos. Em dezembro de 2017, além disso, abriu o Peaky Blinders Bar (peakyblindersliverpool.com), ambientado em 1920. Getty
  • A herança literária de Oxford e sua universidade (na foto) atrem há muito tempo o cinema e a televisão, de modo que é raro que cidadãos e estudantes passem uma semana sem ver alguma equipe de filmagem por suas ruas. Os detetives de ficção gostam particularmente da cidade, pela qual se move como peixe na água seu famoso inspetor Morse, nascido da imaginação de Colin Dexter, e protagonista de três séries de sucesso: a original, a sequência de 'Lewis' (sobre o sargento de Morse que vira detetive e resolve seus próprios casos), e 'Endeavor', que trata do Morse jovem. Entre as três, praticamente percorrem todos os locais de Oxford, incluídos vários centros da Oxford Royale Academy.
    15Oxford (Reino Unido) A herança literária de Oxford e sua universidade (na foto) atrem há muito tempo o cinema e a televisão, de modo que é raro que cidadãos e estudantes passem uma semana sem ver alguma equipe de filmagem por suas ruas. Os detetives de ficção gostam particularmente da cidade, pela qual se move como peixe na água seu famoso inspetor Morse, nascido da imaginação de Colin Dexter, e protagonista de três séries de sucesso: a original, a sequência de 'Lewis' (sobre o sargento de Morse que vira detetive e resolve seus próprios casos), e 'Endeavor', que trata do Morse jovem. Entre as três, praticamente percorrem todos os locais de Oxford, incluídos vários centros da Oxford Royale Academy. Getty