10 sons em perigo de extinção
Um museu 'online' registra o ruído de uma máquina de escrever ou um disco de vinil
Há uma geração inteira que não sabe usar um telefone antigo, como mostram alguns vídeos de Youtube. Seguramente, muitos adolescentes também não saibam como soa um fax ou o ruído que fazia uma câmera analógica ao passar o carretel.
Musem of Endangered Sounds recolhe em um site mais de trinta sons em perigo de extinção. A ideia de reunir nossas lembranças auditivas surgiu da química entre três amigos publicitários dos Estados Unidos: Phil Hadad, Marybeth Ledesma e Greg Elwood.
O responsável pelo museu é Brendan Chilcutt, um personagem fictício que criaram eles mesmos e que cai no estereótipo de "nerd".
A nostalgia que provocam os aparelhos que já foram substituídos por outras tecnologias é um tema recorrente na Internet. Youtube também reúne muitos dos sons em perigo de extinção que aparecem no museu. Estes são alguns deles.
Toque de telefone antigo
Máquina de escrever
Projeção de filme em celuloide
Windows 95
Televisão com interferências (com chuvisco)
Tamagochi
Toque de telefonema de um Nokia antigo
Space Invaders (o videogame dos marcianinhos)
Disco de vinil
Chat ICQ (anterior ao Messenger e muito anterior ao WhatsApp)
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.