9 fotosSexualidade em igrejas antigas como “para-raios” do diaboHistoriadores de arte debatem em curso o significado das figuras obscenas nas igrejas medievaisEl País30 jul. 2018 - 15:49BRTWhatsappFacebookTwitterLinkedinLink de cópiaMulher mostra sua vagina na colegiata de San Pedro de Cervatos (Cantabria). Um grupo de estudiosos se debruçou sobre esta e outras esculturas obscenas para tentar entender o que queria a Igreja Católica com essas imagens.FUNDACIÓN SANTA MARÍA LA REAL / JAIME NUÑOHomem mostra o pênis na igreja de Sequera do Freixo (Segovia). Alguns dos templos religiosos adornados com figuras obscenas foram erguidos há mais de mil anos.FUNDACIÓN SANTA MARÍA LA REAL / I. HERNÁNDEZCasal se abraça na entrada principal do mosteiro de San Pedro de Villanueva em Cangas de Onís (Astúrias). Alguns especialistas acreditam que as imagens ousadas (para a época) eram uma espécie de "para-raios" dos templos, mantendo o diabo afastado.FUNDACIÓN SANTA MARÍA LA REAL / PEDRO HUERTAHomem segura o pênis na colegiata de San Martín de Elines (Cantabria). A maioria dos estudiosos do assunto acredita que as estátuas foram encomendas pelos bispos locais. O propósito, no entanto, ainda é incerto.FUNDACIÓN SANTA MARÍA LA REAL / JAIME NUÑODetalhe de estátua na Colegiata de Santa Juliana, em Santillana do Mar (Cantabria). As figuras obscenas foram construídas durante o período românico, entre os séculos XI e XIII.FUNDACIÓN SANTA MARÍA LA REAL / JAIME NUÑOCasal faz sexo na capela de San Pedro de Tejada (Ponte-Areias, Burgos). Alguns estudiosos do tema dizem que as estátuas mostravam o que não devia ser feito.FUNDACIÓN SANTA MARÍA LA REALImagem na igreja de Santa María de Uncastillo (Saragoça) mostra um clérigo abraçando uma mulher.A. GARCÍA OMEDESImagem de casal fazendo sexo no telhado da igreja de San Miguel de Fuentidueña (Segovia).FUNDACIÓN SANTA MARÍA LA REAL / J. M. RODRÍGUEZCena de beijo na entrada de San Pedro de Villanueva (Astúrias).FUNDACIÓN SANTA MARÍA LA REAL / PEDRO HUERTA