Seleccione Edição
Login

Famosas que dão uma de ‘iogues’ (e precisam de aulas de reforço)

Não as imite em casa: embora tenham muitos ‘likes’, suas posturas deixam muito a desejar

  • 1
  • As celebridades sabem: a ioga é uma atividade cardiovascular suave que fortalece o coração, oxigena os órgãos... e fica bem no Instagram. Mili Lazcano, professora e diretora do Shambala Yoga Urbano, e Macarena Cutillas, diretora do Californian Hot Yoga de Madri, analisam alguns ássanas [posturas dessa disciplina, com uma forma muito precisa de colocar braços, pernas, tronco e cabeça] perpetradas pelas celebridades. “Muita gente se inicia nisso para aliviar dores nas costas, problemas digestivos, enxaquecas e até mesmo para regular o estresse”, diz Lazcano. Mas Cutillas lembra que “é contraproducente incentivar qualquer pessoa a tentar executar em casa as posturas mais complexas. A ioga é um processo que deve ser orientado, passo a passo, para identificar os músculos do corpo que interagem e praticar as posturas com consciência”. Estas são algumas das celebridades que precisam de aulas de reforço...
    2As celebridades sabem: a ioga é uma atividade cardiovascular suave que fortalece o coração, oxigena os órgãos... e fica bem no Instagram. Mili Lazcano, professora e diretora do Shambala Yoga Urbano, e Macarena Cutillas, diretora do Californian Hot Yoga de Madri, analisam alguns ássanas [posturas dessa disciplina, com uma forma muito precisa de colocar braços, pernas, tronco e cabeça] perpetradas pelas celebridades. “Muita gente se inicia nisso para aliviar dores nas costas, problemas digestivos, enxaquecas e até mesmo para regular o estresse”, diz Lazcano. Mas Cutillas lembra que “é contraproducente incentivar qualquer pessoa a tentar executar em casa as posturas mais complexas. A ioga é um processo que deve ser orientado, passo a passo, para identificar os músculos do corpo que interagem e praticar as posturas com consciência”. Estas são algumas das celebridades que precisam de aulas de reforço...
  •   Postura:  Bhujapidasana     “A cantora deveria abrir o peito e levá-lo para frente, em vez de arredondar as costas. Além disso, se baixasse um pouco o queixo, o pescoço iria relaxar e o sangue fluiria para a cabeça com mais facilidade. Nessa postura, o olhar deve sempre apontar ligeiramente para o chão”, observa Cutillas.
    31. Miley Cyrus 
    Postura: Bhujapidasana

    “A cantora deveria abrir o peito e levá-lo para frente, em vez de arredondar as costas. Além disso, se baixasse um pouco o queixo, o pescoço iria relaxar e o sangue fluiria para a cabeça com mais facilidade. Nessa postura, o olhar deve sempre apontar ligeiramente para o chão”, observa Cutillas.
  •   Postura:  Eka Pada Urdhva Dhanurasana     “Os pés da modelo da Victoria’s Secret deveriam estar paralelos. Observa-se que ao menos uma das mãos está indo para fora, por isso é impossível esticar completamente os cotovelos. Além disso, nota-se claramente que precisa de mais estabilidade na pelve”, diz Lazcano.
    42. Miranda Kerr 
    Postura: Eka Pada Urdhva Dhanurasana

    “Os pés da modelo da Victoria’s Secret deveriam estar paralelos. Observa-se que ao menos uma das mãos está indo para fora, por isso é impossível esticar completamente os cotovelos. Além disso, nota-se claramente que precisa de mais estabilidade na pelve”, diz Lazcano.
  •   Postura:  Ardha Uttanasana      Nesta que é uma das posturas de ioga mais simples, a cantora comete vários erros. “O olhar nesta postura deve estar na direção do chão, de modo que o sangue flua facilmente para a cabeça e a irrigação do cérebro não seja interrompida”, afirma Cutillas. “Além disso, o pescoço deve estar plano por trás e não comprimido. E isso não é tudo. Os quadris estão muito para trás e o joelho, em hiperextensão”.
    53. Lady Gaga 
    Postura: Ardha Uttanasana

    Nesta que é uma das posturas de ioga mais simples, a cantora comete vários erros. “O olhar nesta postura deve estar na direção do chão, de modo que o sangue flua facilmente para a cabeça e a irrigação do cérebro não seja interrompida”, afirma Cutillas. “Além disso, o pescoço deve estar plano por trás e não comprimido. E isso não é tudo. Os quadris estão muito para trás e o joelho, em hiperextensão”.
  •   Postura:  Salamba Sirsana l      A protagonista da série The Big Bang Theory leva nota zero aqui. A professora de ioga Mili Lazcano explica que “há uma evidente instabilidade na foto, razão pela qual seria altamente recomendável que essa postura fosse executada perto de uma parede ou com a ajuda de alguém que lhe servisse de apoio por trás. Assim evitaria o risco de cair de costas”. Mas, claro, talvez não ficasse tão bem no seu Instagram.
    64. Kaley Cuoco 
    Postura: Salamba Sirsana l

    A protagonista da série The Big Bang Theory leva nota zero aqui. A professora de ioga Mili Lazcano explica que “há uma evidente instabilidade na foto, razão pela qual seria altamente recomendável que essa postura fosse executada perto de uma parede ou com a ajuda de alguém que lhe servisse de apoio por trás. Assim evitaria o risco de cair de costas”. Mas, claro, talvez não ficasse tão bem no seu Instagram.
  •   Postura:  Dandayamana Dhanurasana      “É um dos ássanas de hot yoga ou Bikram yoga [variante praticada em salas cuja temperatura pode atingir até 42°C]. A perna sobre a qual a atriz está apoiada está hiperestendida, ou seja, o joelho está muito para trás. Esse gesto, repetido em várias ocasiões, pode causar grandes problemas nessa articulação. Para evitar isso, ela deveria flexioná-la levemente e ativar o quadríceps para protegê-la. Também deveria baixar o quadril direito para alinhá-lo com o esquerdo”, diz Cutillas..
    75. Leia Michele 
    Postura: Dandayamana Dhanurasana

    “É um dos ássanas de hot yoga ou Bikram yoga [variante praticada em salas cuja temperatura pode atingir até 42°C]. A perna sobre a qual a atriz está apoiada está hiperestendida, ou seja, o joelho está muito para trás. Esse gesto, repetido em várias ocasiões, pode causar grandes problemas nessa articulação. Para evitar isso, ela deveria flexioná-la levemente e ativar o quadríceps para protegê-la. Também deveria baixar o quadril direito para alinhá-lo com o esquerdo”, diz Cutillas..
  •   Postura:  Eka Pada Raj Kapotasana ll     As beldades da Victoria’s Secret podem ter um corpo espetacular, mas nem sempre têm destreza na ioga. De acordo com Lazcano, a postura de Hunt requer várias correções. “Você nunca deve fazer diretamente no asfalto e de tênis. Nesse caso, sugeriria que ela praticasse primeiro a Eka Pada Raj Kapotasana I [uma postura mais simples], já que antes de levantar a perna precisa de mais alinhamento na pelve. Colocar um ‘bloco de ioga’ sob os ísquios ajudaria a pelve e a perna de trás”. Para os não iniciados: um bloco é uma espécie de tijolo de cortiça que facilita as posturas para os principiantes. É fácil de encontrar em qualquer loja de esportes com seção de ioga.
    86. Martha Hunt 
    Postura: Eka Pada Raj Kapotasana ll

    As beldades da Victoria’s Secret podem ter um corpo espetacular, mas nem sempre têm destreza na ioga. De acordo com Lazcano, a postura de Hunt requer várias correções. “Você nunca deve fazer diretamente no asfalto e de tênis. Nesse caso, sugeriria que ela praticasse primeiro a Eka Pada Raj Kapotasana I [uma postura mais simples], já que antes de levantar a perna precisa de mais alinhamento na pelve. Colocar um ‘bloco de ioga’ sob os ísquios ajudaria a pelve e a perna de trás”. Para os não iniciados: um bloco é uma espécie de tijolo de cortiça que facilita as posturas para os principiantes. É fácil de encontrar em qualquer loja de esportes com seção de ioga.
  •   Postura:  Dandayamana Dhanurasana      O “ainda mais difícil”, ou como arriscar tudo em um cume nevado com esquis. “O problema aqui não é a postura, mas o lugar, que pode ser perigoso”, comenta Cutillas sobre a imagem da atriz e modelo. “Outro erro: ao não fazer a postura com os pés descalços, ela não pode usar todos os dedos e planta do pé como base da figura”, acrescenta.
    97. Lauren Cohan 
    Postura: Dandayamana Dhanurasana

    O “ainda mais difícil”, ou como arriscar tudo em um cume nevado com esquis. “O problema aqui não é a postura, mas o lugar, que pode ser perigoso”, comenta Cutillas sobre a imagem da atriz e modelo. “Outro erro: ao não fazer a postura com os pés descalços, ela não pode usar todos os dedos e planta do pé como base da figura”, acrescenta.
  •   Postura:  Vasisthasana      Apesar de ser a imagem de várias marcas esportivas, a modelo também não se sai bem. “A esteira não é a mais adequada [é muito pequena]. E, claro, como já comentamos sobre outras celebridades, nada de tênis para fazer ioga. Além disso, a perna esquerda deveria estar sobre a direita e em paralelo. Assim, Kloss aliviaria a pressão que exerce em seu pulso direito”, diz Lazcano.
    108. Karlie Kloss 
    Postura: Vasisthasana

    Apesar de ser a imagem de várias marcas esportivas, a modelo também não se sai bem. “A esteira não é a mais adequada [é muito pequena]. E, claro, como já comentamos sobre outras celebridades, nada de tênis para fazer ioga. Além disso, a perna esquerda deveria estar sobre a direita e em paralelo. Assim, Kloss aliviaria a pressão que exerce em seu pulso direito”, diz Lazcano.
  •   Postura:  Bakasana      De acordo com a professora de ioga Mili Lazcano, as mãos da atriz a traem: “Estão para fora, quando os pulsos deveriam cair bem abaixo dos ombros. O erro é particularmente visível no braço esquerdo. É fácil perceber isso quando se compara com o professor, que realiza corretamente a postura [mas não a corrige, porque estão mais preocupados com a foto]”.
    119. Jessica Alba 
    Postura: Bakasana

    De acordo com a professora de ioga Mili Lazcano, as mãos da atriz a traem: “Estão para fora, quando os pulsos deveriam cair bem abaixo dos ombros. O erro é particularmente visível no braço esquerdo. É fácil perceber isso quando se compara com o professor, que realiza corretamente a postura [mas não a corrige, porque estão mais preocupados com a foto]”.
  • A atriz de  Desperate Housewives  opta pelo  acroyoga , uma variante que desafia a gravidade. Para Cutillas, “deveria trazer o queixo até o peito e relaxar o pescoço, ao invés de olhar para sua base ou para o parceiro. É muito importante que sempre que o corpo estiver alongado (invertido ou não), a pelve se posicione de modo a proteger toda a coluna. Assim é possível evitar lesões. Neste caso, Longoria tem a lombar completamente arqueada. Em vez disso, deveria levar o cóccix para dentro e elevar ligeiramente o púbis. Assim relaxaria essa curva da parte inferior das costas e alinharia o quadril. No entanto, em sua defesa, podemos argumentar que estar de cabeça para baixo torna mais difícil coordenar as posturas”.
    1210. Eva Longoria A atriz de Desperate Housewives opta pelo acroyoga, uma variante que desafia a gravidade. Para Cutillas, “deveria trazer o queixo até o peito e relaxar o pescoço, ao invés de olhar para sua base ou para o parceiro. É muito importante que sempre que o corpo estiver alongado (invertido ou não), a pelve se posicione de modo a proteger toda a coluna. Assim é possível evitar lesões. Neste caso, Longoria tem a lombar completamente arqueada. Em vez disso, deveria levar o cóccix para dentro e elevar ligeiramente o púbis. Assim relaxaria essa curva da parte inferior das costas e alinharia o quadril. No entanto, em sua defesa, podemos argumentar que estar de cabeça para baixo torna mais difícil coordenar as posturas”.
  • 13