_
_
_
_

YouTube oferecerá televisão online por uma assinatura mensal

Maior fornecedor mundial de conteúdo em vídeo lança serviço que concorrerá com a TV a cabo

Pablo Ximénez de Sandoval
Neal Mohan, do Youtube, durante a apresentação do produto em Los Angeles.
Neal Mohan, do Youtube, durante a apresentação do produto em Los Angeles.FilmMagic for YouTube

O YouTube vai competir com sua TV a cabo. A plataforma de vídeo do Google anunciou nesta terça-feira um serviço por assinatura que permitirá assistir, através do aplicativo, dezenas de canais de televisão, incluindo notícias locais e nacionais e esportes dos Estados Unidos. O serviço ainda não tem data definida para começar, mas estará disponível “dentro de poucos meses” e custará 35 dólares por mês. Chama-se YouTubeTV e, se der certo, pode ser um golpe definitivo nas plataformas tradicionais de canais a cabo, que já estão sofrendo com a concorrência de serviços como Netflix, Amazon e Hulu.

Mais informações
O menino de 12 anos que gastou 100.000 euros no YouTube

O YouTube é o maior site de compartilhamento de vídeos do mundo. Segundo seus responsáveis, reproduz 1 bilhão de horas de vídeo por dia. Ninguém tem mais espectadores assistindo mais coisas ao mesmo tempo. Durante a apresentação em Los Angeles, a CEO Susan Wojcicki explicou que as produções dos canais de televisão, como trechos dos programas de variedades noturnos ou noticiários e resumos dos principais eventos esportivos, ocupam uma parcela cada vez maior desse conteúdo. Por exemplo, explicou o diretor de negócios Robert Kyncl, o número de espectadores que viram clipes do Oscar pelo Youtube em 24 horas é equiparável a toda a audiência do show ao vivo.

Diante dessa realidade, o YouTube decidiu criar uma plataforma para que as emissoras transmitam sua programação online e ao vivo. Chegaram a acordos com 40 canais de televisão dos Estados Unidos, incluindo as principais redes nacionais (ABC, CBS, FOX e NBC) e canais locais, esportivos (ESPN) e infantis (Disney). A oferta é parecida com o pacote básico de uma TV a cabo convencional, com dois opcionais: o Showtime e o FoxSoccer.

Um dos recursos mais interessantes do YouTubeTV é a função de gravador. O YouTube afirma que terá espaço ilimitado para salvar os programas na nuvem. Ou seja, voltando ao exemplo do Oscar, o usuário poderá gravá-lo sem se preocupar com o espaço. Ou programar a gravação de todos os episódios de um seriado.

Os 35 dólares da assinatura mensal cobrem até seis contas diferentes. Cada uma dessas contas pode gravar o que quiser na nuvem e ver seu próprio conteúdo na tela do celular, tablet ou televisor. O próprio celular acaba se tornando uma espécie de controle remoto, e mostra previews da programação que está sendo transmitida quando se abre o aplicativo. Também aproveita tudo o que o Google sabe de você para fazer sugestões, uma das principais falhas do Netflix, por exemplo.

O serviço será restrito aos Estados Unidos e não funcionará se o assinante viajar para o exterior. Os canais locais acessíveis no YouTubeTV mudarão conforme a região do país em que o usuário estiver. Os responsáveis pelo produto falaram dele em Los Angeles na terça-feira como se fosse o início de um projeto que esperam ver crescer nos próximos meses e anos. “Acreditamos que esse é o futuro da forma de consumir televisão”, disse Neal Mohan, diretor de produtos. No momento, a empresa não tem planos de lançá-lo internacionalmente.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_