_
_
_
_
_

Eclipse lunar atenuará a lua de neve nesta sexta-feira

Três fenômenos astronômicos acontecem entre esta sexta e o sábado: um eclipse lunar, a lua de neve e a passagem do cometa 45P, conhecido como o cometa do Ano Novo

Imagem de um eclipse de lua total.
Imagem de um eclipse de lua total.NASA Ames Research Center/Brian Day

A lua cheia de fevereiro, também conhecida como lua de neve, coincidirá este ano com um eclipse lunar entre o início da noite desta sexta-feira e o início da madrugada deste sábado

Mais informações
A arma secreta dos Estados Unidos na corrida espacial
O que aconteceria se não houvesse Lua?

A coincidência deixará patente como a interposição da Terra entre o Sol e a Lua projeta uma sombra na superfície de nosso satélite. Neste caso, trata-se de um eclipse lunar penumbral, que ocorre quando só a sombra externa mais difusa da Terra cai sobre a Lua, causando uma sombra mais sutil que um eclipse parcial ou total, quando parte ou toda a Lua ficam ocultas.

O eclipse será visível em todo o planeta, com exceção do extremo oriente da Ásia e Oceania. A sombra se projetará pela primeira vez sobre a Lua às 20h34 (horário de Brasília) desta sexta-feira, 10 de fevereiro, com o ponto máximo à 22h44 (horário de Brasília) e terminará às 00h53 (horário de Brasília) deste sánado.

Apenas algumas horas mais tarde, o cometa 45P –também conhecido como o cometa do Ano Novo– fará sua aproximação mais estreita da Terra. Será visível no céu da manhã na constelação de Hércules, antes de passar pelas constelações Corona Borealis (a Coroa Boreal ou Coroa do Norte).Boötes (Boieiro), Canes Venatici (Cães de Caça) e Ursa Maior.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_