Um enorme vazio faz com que nossa galáxia viaje a dois milhões de quilômetros por hora

Duas grandes forças governam o movimento da Via Láctea pelo universo

Nuño Domínguez
A Via Láctea vista do telescópio ALMA, no Chile.
A Via Láctea vista do telescópio ALMA, no Chile.ESO
O buraco negro mais brilhante ressuscita 26 anos depois
NASA acredita que encontrará vida extraterrestre em menos de 10 anos

Enquanto lê estas linhas, você atravessa o universo numa velocidade de dois milhões de quilômetros por hora. Não se trata de uma fantasia, mas de um fato confirmado que até agora os astrônomos não sabiam explicar direito.

A teoria mais aceita diz que o superaglomerado Sharpley, a maior concentração de galáxias no universo próximo da Terra, nos atrai com a sua força gravitacional, acelerando a Via Láctea a essa vertiginosa velocidade. Mas tal proposta não condiz com as observações do movimento e da trajetória do grupo local, o aglomerado de galáxias que engloba Andrômeda e a Via Láctea, nossa diminuta vizinhança na imensidão do universo.

Agora, um novo estudo publicado hoje aponta para um segundo culpado. Trata-se de uma enorme região do universo, situada a cerca 500 milhões de anos-luz e que, em termos cosmológicos, está vazia.

O astrofísico Yehuda Hoffman, da Universidade Hebraica de Jerusalém, realizou com a sua equipe uma simulação em três dimensões do movimento da Via Láctea pelo universo próximo. Baseou-se em observações da velocidade de 8.000 galáxias com o telescópio espacial Hubble e outros instrumentos. Os resultados, publicados em Nature Astronomy, confirmam a existência dessa região com uma baixa densidade de estrelas e galáxias, que repele a Via Láctea justo na direção do superaglomerado Sharpley. E este, por sua vez, a atrai com a massa de suas milhares de galáxias. A soma de ambas as forças faz com que a Via Láctea viaje a dois milhões de quilômetros por hora com relação à velocidade constante da radiação cósmica de micro-ondas, gerada após o Big Bang.

O universo se expande a uma velocidade definida pela constante de Hubble, explica Hoffman. Se subtraímos essa aceleração, o “efeito líquido [da nova região] sobre a Via Láctea é de repulsão”, afirma. “Até agora só existiam pequenos indícios desse vazio, e ninguém havia conseguido quantificar seus efeitos ou localizá-lo.” Esse vazio, batizado de “repulsor de dois polos”, “colabora com a outra metade da história para explicar integralmente o movimento da galáxia da forma como observamos”, diz o cientista.

O novo mapa mostra como o “atrator” e o “repulsor” influem numa área do universo de aproximadamente 500 milhões de anos-luz e que contém outras grandes concentrações de matéria, como o superaglomerado Perseu-Pisces, o aglomerado Hércules, a constelação Lepus, o superaglomerado Laniakea e o superaglomerado que habitamos. “Até onde sabemos, esta é a maior reconstrução do universo local já realizada”, diz Hoffman.

A nova região do universo descrita no estudo não está realmente vazia, mas tem menos estrelas e galáxias que o normal. Portanto, é muito menos densa que os grupos de aglomerados galácticos. A equipe de Hoffman espera que, no futuro, seja possível observar a luz das estrelas nessa região.

O astrônomo também afirma que as características observadas para a Via Láctea não têm nada de especial num universo que contém cerca de dois bilhões de galáxias. “Seu comportamento parece muito comum e se encaixa perfeitamente com o modelo básico da cosmologia”, que descreve a estrutura e a evolução do cosmo a partir do Big Bang, ressalta. “Nesse sentido, Copérnico tinha razão: não há nada que nos faça especiais dentro do universo.”

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.