O maior leilão de objetos de Marilyn Monroe
Entre os 1.300 objetos leiloados estão joias e o vestido que a atriz usava quando cantou para John F. Kennedy

As aparências às vezes não enganam. Marilyn Monroe foi e será a mulher mais desejada do mundo, prova disso é o valor que seus pertences alcançam cada vez que são colocados à venda, mesmo 54 anos depois da morte da atriz. O icônico vestido cor de pele que usou em 1962 para cantar “Parabéns a Você” ao então presidente John F. Kennedy, “pele e pedras” como ela o chamava, pode se tornar o mais valioso do mundo. A peça, decorada com 2.500 lantejoulas e costurada sobre o corpo da atriz para que se ajustasse a sua silhueta, está entre os 1.300 objetos que pertenceram à musa do cinema e que a casa de leilões Julien’s Auctions agora coloca à venda.

Descrito como o maior leilão de objetos relacionados a Marilyn Monroe, trata-se de um festival de beleza, dinheiro e nostalgia que de quinta-feira até 19 de novembro colocará à venda relógios, broches, braceletes e vestidos que pertenceram a uma estrela imortal que pôs fim a sua vida aos 36 anos com uma overdose de barbitúricos.
Entre os objetos está o famoso vestido criado pelo estilista Jean Louis que já foi a leilão em 1999. Na ocasião, alcançou 1,18 milhão de euros (4,1 milhões de reais), mas agora não sairá por menos de 1,8 milhão de euros, disse a casa de leilões. A expectativa, aliás, é que supere o maior valor já pago por um vestido. Trata-se da peça que a atriz vestiu na cena principal de O Pecado Mora ao Lado e que foi vendido por 5,1 milhões de euros.

Desta vez, a história está ao lado de Monroe e do vestido com que escandalizou os democratas e a família Kennedy. “É uma peça que não pertence só a Hollywood, mas também faz parte da história e da política”, disse o presidente da casa de leilões, Darren Julien. O vestido é aparentemente simples, mas sobre o corpo causou o efeito desejado já que seu tecido a fazia aparecer quase nua enquanto entoava da forma mais sensual as notas de um inócuo “Parabéns a Você” na festa de aniversário de 45 anos do presidente Kennedy, celebrada no Madison Square Garden.