Novo Chromecast do Google permite reproduzir conteúdo 4K a um preço acessível
Google apresenta o Ultra, Chromecast para reproduzir conteúdo com resolução 4K e HDR de forma adequada e acessível
O Google apresentou nesta terça-feira em San Francisco, juntamente com uma série de produtos que acompanham os seus novos smartphones Pixel e Pixel XL, um novo Chromecast, seu equipamento de streaming multimídia, chamado Ultra, que conta com o mesmo design e modo de funcionamento do atual, mas com capacidade de reproduzir conteúdo 4K.
Além disso, graças ao fato de que os televisores de nova geração incorporaram um aumento de pixels e melhoraram a sua qualidade, o Chromecast é capaz de tratar vídeos HDR e com formato Dolby Vision, um padrão proprietário de qualidade de imagem que vem se impondo na indústria. Isso é importante, já que o HDR foi adotado unanimemente por todos os fabricantes de televisores e pelos grandes estúdios de Hollywood como uma das bandeiras da nova geração de imagem. A tecnologia HDR pode exibir um contraste maior entre as partes escuras e as mais claras de uma cena. O espectador, assim, pode assistir a cenas que se aproximam mais da realidade: luzes na escuridão da noite mais realistas ou reflexos do sol muito mais intensos.
O funcionamento continua o mesmo: conectar à entrada HDMI do televisor e enviar, com um clique, o vídeo a ser reproduzido a partir de um smartphone com Android ou iOS para o Chromecast. O Google afirma que esse novo Chromecast é, por sua vez, quase duas vezes mais rápido do que o atual.
O Chromecast Ultra consegue tratar vídeos HDR e com formato Dolby Vision, um padrão proprietário de qualidade de imagem que vem se impondo na indústria
O equipamento não substitui nenhum dos modelos atuais, pois é voltado exclusivamente para os consumidores que possuam um televisor 4K. Custará 69 dólares (228 reais) nos EUA, devendo chegar à Espanha em novembro. Mais de 30 milhões de unidades já foram vendidas em todo o mundo, sendo o lançamento de hardware mais bem-sucedido do Google até hoje.
Trata-se de uma das alternativas mais econômicas e apropriadas dentre as existentes no mercado, seja pelo seu tamanho reduzido, seja pela facilidade de uso. O Apple TV não foi renovado ainda e continua limitado a conteúdos Full HD; a solução da Roku é bem mais custosa; e o Fire TV da Amazon só está disponível nos EUA, além de ser mais limitado por depender de aplicativos.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.