_
_
_
_
_
Editoriais
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

A agenda síria de Erdogan

A intervenção turca na Síria é um indicativo da nova política externa de Ancara

Vários tanques turcos cruzam a fronteira da Síria durante uma operação contra o Estado Islâmico.
Vários tanques turcos cruzam a fronteira da Síria durante uma operação contra o Estado Islâmico.SEDAT SUNA (EFE)

Com a ofensiva terrestre lançada nesta quarta-feira contra a cidade síria de Jarablus, o presidente Recep Tayyip Erdogan dá um giro qualitativo na participação da Turquia no conflito. Qualquer derrota do Estado Islâmico pelas forças turcas deve ser celebrada, mas a justificativa usada assim como suas implicações estratégicas oferecem uma séria advertência sobre a direção que está tomando a política externa turca.

A Turquia disse que a operação pretende evitar uma nova onda de refugiados e reforçar a segurança em sua fronteira. Apesar disso, não devemos perder de vista um precedente importante: Kobanî. Em certo sentido Jarablus teve mais sorte — se é possível falar de sorte em um conflito tão trágico como o sírio — que a cidade que, desde 2014, sofreu uma verdadeira agonia nas mãos do EI, com milhares de mortos e dezenas de milhares de refugiados, enquanto as tropas turcas permaneciam a poucos quilômetros na fronteira sem receber a ordem de avançar. Foram soldados curdos que libertaram Kobanî em fevereiro de 2015 e é precisamente isso o que agora Erdogan evitou. Como ele mesmo reconheceu, não é tanto o combate ao EI quanto o conflito com os curdos que motivou o ataque.

Mais informações
Por terra e ar, Turquia ataca o último bastião fronteiriço do Estado Islâmico na Síria
EUA posicionam caças diante de aviões sírios em defesa de suas forças especiais

Além disso, Erdogan deu este passo, de implicações importantes, sem levar em conta seus compromissos adquiridos. A Turquia é um país membro da OTAN — que garante sua defesa – cujo Exército cruzou a fronteira de um terceiro país para ser envolver ativamente em um conflito. Faz isso, ademais, convergindo com a Rússia e o Irã, países que apoiam a ditadura de Bashar al-Assad. O presidente turco deve entender que seu país, crucial para a segurança na região, deve manter objetivos compatíveis com as organizações das quais é membro e que agir por conta própria pode ter o efeito indesejável de agravar ainda mais o conflito.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_