_
_
_
_
_

Medalha de ouro em diplomacia: duas ginastas da Coreia do Norte e do Sul tiram uma selfie

Imagem, que se popularizou nas redes sociais, foi captada nos treinamentos por um fotógrafo da Reuters

Hong Un Jong (Coreia do Norte, esquerda) e Lee Eun-ju (Coreia do Sul, direita) tiram uma selfie juntas durante os treinamentos da Rio 2016.
Hong Un Jong (Coreia do Norte, esquerda) e Lee Eun-ju (Coreia do Sul, direita) tiram uma selfie juntas durante os treinamentos da Rio 2016.DYLAN MARTINEZ (REUTERS)

Apesar da guerra entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul ter acabado há 63 anos, a situação diplomática entre os dois países nunca voltou ao normal. Hoje, as relações entre as nações continuam sendo hostis, mas a situação entre as duas potências não parece incomodar duas de suas ginastas: Lee Eun-ju e Hong Un Jong, da Coreia do Sul e do Norte, respectivamente, conversaram e riram juntas durante os treinamentos da Rio 2016, e imortalizaram seu encontro na pista com uma selfie.

A imagem foi captada pelo fotógrafo Dylan Martínez, da Reuters, em 5 de agosto. Nela, Lee Eun-Ju, de 17 anos, tira uma selfie com Hong Un Jong, sua rival norte-coreana de 27 anos. A fotografia, que mostra as duas sorridentes, foi tirada durante os treinamentos de ginástica do final de semana.

A fotografia se popularizou nas redes sociais: uma mensagem com a imagem, publicada pelo cientista político norte-americano Ian Bremmer em 5 de agosto no Twitter, superou as 19.000 republicações. “Ginastas da Coreia do Norte e Coreia do Sul tirando uma selfie juntas”, escreveu Bremmer na mensagem, “é por isso que são realizados os Jogos Olímpicos”.

Lee Eun-Ju e Hong Un Jong não foram vistas em atitude amistosa somente na imagem da selfie. Dois dias depois do treino em que as ginastas tiraram a foto, voltaram a ser imortalizadas conversando sorridentes, dessa vez na competição, durante a rodada classificatória. Essas fotos foram tiradas pelo fotógrafo Dmitri Lovetsky, da AP:

Hong Un Jong (direita, de costas) conversa com Lee Eun-Ju durante os treinos classificatórios da Rio 2016.
Hong Un Jong (direita, de costas) conversa com Lee Eun-Ju durante os treinos classificatórios da Rio 2016.Dmitri Lovetsky (AP)
Dmitri Lovetsky (AP)

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro são os primeiros para Lee Eun-Ju. Hong Un Jong, a sul-coreana, já sabe o que é ganhar uma medalha de ouro: venceu a categoria de salto em Pequim 2008.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_