_
_
_
_
_

Lesão deixa número 2 do ciclismo mundial fora dos Jogos Rio 2016

Alberto Contador terá de ficar afastado quatro semanas devido às lesões sofridas na Volta da França

Contador, durante a coletiva de imprensa na clínica CEMTRO.Foto: atlas | Vídeo: BALLESTEROS (EFE) / ATLAS

Alberto Contador, 33 anos, não irá participar dos Jogos Olímpicos do Rio. O ciclista, atual número dois do mundo no ranking da UCI (União Internacional de Ciclismo), nascido em Pinto, na província de Madri, anunciou nesta terça-feira que o tempo de recuperação das lesões que sofreu por causa das quedas na Volta da França o impedirá de estar em condições para atuar nas Olimpíadas, embora ele tentará garantir sua participação na Volta da Espanha, que começa em 20 de agosto.

Mais informações
Entusiasmo de estrangeiros pelos Jogos fica aquém do previsto
Jogos Olímpicos adiam o colapso econômico do Rio de Janeiro
Convocação da seleção olímpica brasileira tem surpresas

Contador fez o anúncio na clínica CEMTRO, ao lado do médico Manuel Leyes, que explicou os resultados das três ressonâncias magnéticas realizadas no atleta: “Contusões múltiplas; uma ruptura de grau dois no vasto lateral da coxa esquerda, uma ruptura fibrilar na panturrilha esquerda e contusões no tendão supra espinhal do ombro direito”. Tempo de recuperação: “quatro semanas”. As rupturas na panturrilha e na coxa (quadríceps), segundo o especialista em lesões esportivas, afetam diretamente a capacidade de pedalar: mesmo que ele evitasse realizar a habitual flexão plantar que sobrecarrega a panturrilha, a sobrecarga passaria para o quadríceps.

“A participação nos Jogos está praticamente descartada”, disse Contador, logo de início, e enquanto ia falando sobre o seu futuro e a sua agenda mais imediata, essa possibilidade ia ganhando mais força. “A questão não é estar recuperado, mas poder estar nas melhores condições. O objetivo é me recuperar para a Volta da Espanha. Tentarei encurtar os prazos, subir na bicicleta antes do tempo, mas preciso descansar”, explicou.

“Um golpe no moral”. “É um golpe para o moral, pois os Jogos eram o segundo maior objetivo do ano e terei de ficar de fora”, disse o ciclista, que abandonou a Volta da França na nona etapa. “Neste ano, os Jogos serão mais duros, atípicos, para corredores de montanha, com trechos longos. Era algo especialmente atraente para mim. Temos uma seleção nacional muito boa, com muitas opções, eu acredito que poderia fazer uma boa corrida, mas as coisas são como são. Parece que teremos tempo para estar na Volta da Espanha, e isso me consola um pouco”, acrescentou.

Pouco depois do anúncio, Javier Mínguez, treinador da seleção espanhola, comentou a ausência de Contador. “É um contratempo, pois é sempre importante poder contar com um atleta da sua qualidade, mas essas coisas fazem parte do ofício”, afirmou à agência EFE. A relação dos cinco atletas que irão aos Jogos será apresentada por Mínguez na segunda-feira. Há alguns dias, ele chegou a antecipar que a equipe será formada por “Alejandro Valverde e mais quatro”.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_