Adeus ao Blackberry com teclado
A marca dará menos peso ao teclado físico QWERTY, optando pela tela tátil em seus modelos
A fabricante de smartphones BlackBerry anunciou que seu Blackberry Classic, o modelo lançado pela empresa no final de 2014 para satisfazer o desejo dos amantes do teclado tradicional, deixará de ser produzido nos próximos meses. Esse era o último modelo no qual o teclado QWERTY, tão característico da marca, tinha bastante destaque na parte frontal do aparelho.
Segundo indicado no blog da empresa por Ralph Pini, diretor de operações e gerente geral de aparelhos, “o Classic já ultrapassou muito a vida útil média de um telefone no mercado”, acrescentando que a mudança terá como objetivo “dar aos clientes algo melhor”. Assim, o celular que mais representa a imagem que os usuários têm do que é um Blackberry deixará de existir. A marca vai dar menos peso ao clássico teclado QWERTY, acompanhado de uma pequena tela panorâmica, optando em seus futuros modelos pela tela sensível ao toque, sem o teclado físico, já usada em outras marcas como Apple e Samsung.
A decisão chega em um momento ruim para a empresa, que, apesar de sua popularidade e força no mercado no passado, não está entre as marcas de celulares mais vendidas globalmente —como Samsung, Apple, Huawei, Lenovo e Xiaomi, nessa ordem, de acordo com um estudo publicado pela Gartner no final de 2015. No mês passado, a Blackberry anunciou prejuízo trimestral de 670 milhões de dólares (2,2 bilhões de reais), o triplo do trimestre anterior.
Entre os três modelos de celular ainda comercializados (Priv, Leap e Passport), o Priv mantém o teclado físico, mas este é deslizável e, quando fechado, fica completamente escondido. Embora o Passport também tenha o teclado QWERTY, seu tamanho é muito pequeno, e a tela tátil tem mais destaque na parte frontal. O Leap dispensa totalmente o teclado tradicional, contando com uma tela sensível ao toque como as de outras marcas.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.