Funeral de Muhammad Ali: o adeus ao ídolo

Milhares de pessoas saem às ruas de Louisville para se despedir desta lenda do boxe e herói dos direitos civis

Várias pessoas na despedida de Muhammad Ali.AFP

Milhares de pessoas saíram às ruas de Louisville, em Kentucki, cidade natal de Muhammad Ali, para dizer adeus à lenda do boxe e ao herói dos direitos civis, que cativou o mundo com suas habilidades deslumbrantes no ringue. O ator Will Smith –que foi indicado ao Oscar por sua interpretação de Ali no cinema– e os ex-campeões de peso pesado Mike Tyson e Lennox Lewis estiveram entre os carregadores do caixão no funeral do boxeador.

Will Smith ao final do enterro de Muhammad Ali.AFP

Um cortejo fúnebre pela cidade, um enterro privado e um serviço público de celebração marcam o final de dois dias de tributos ao três vezes campeão mundial dos pesos pesados, que morreu na semana passada aos 74 anos, depois de uma longa batalha contra o mal de Parkinson.

A comitiva passou pelos lugares que eram mais importantes para Muhammad Ali: a casa de sua infância, o centro Ali, o centro para a herança afro-americana –que está voltado para a vida dos negros em Kentucky–, e a avenida que leva seu nome, claro, para depois chegar ao cemitério.

As pessoas lotaram as ruas repetindo o nome do boxeador. “As crianças o amam, sempre foi uma esperança para este bairro. Para os jovens daqui, ele é um exemplo”, explica uma das presentes, Toya Johnson, que usava uma camiseta de Muhammad Ali.

Mike Tyson, um dos que carregaram o féretro, confirmou presença à última hora. “A dor que demonstrava era imensa, não sabia nesse momento se podia fazer isso emocionalmente..., mas, pelo visto, decidiu que tinha de estar aqui”, disse o porta-voz da família de Ali, Bob Gunnell.

Barack Obama não pôde estar presente no funeral do homem que considera um “herói pessoal”, já que coincidiu com a graduação de sua filha Malia na escola secundária. No entanto, o presidente dos Estados Unidos publicou uma mensagem em vídeo na qual mostrava um livro de fotografias e um par de luvas que tem como recordação do boxeador. “Esta semana perdemos um ícone”, disse Obama na mensagem. “Uma pessoa que, acredito, liberou a mente dos afro-americanos fazendo-os ver que podiam estar orgulhosos de quem eram. Cresci vendo-o. Cresci com minha identidade moldada pelo que ele conquistou”, disse. “Os incríveis gestos de amor e apoio que me mostrou foram uma das grandes bênçãos da minha vida.”

Nascido Cassius Clay em 1942, o Muhammad Ali ganhou o ouro olímpico como boxeador e teve uma carreira profissional gloriosa, com lutas épicas contra George Foreman e Joe Frazier.

Mais informações

Arquivado Em