Realismo argentino
Macri dá uma guinada necessária na política econômica e midiática
Mauricio Macri iniciou seu mandato tomando decisões difíceis, mas necessárias, para que a Argentina volte à normalidade econômica e institucional. A eliminação do controle na compra de dólares —conhecido como cepo cambiário— é indispensável para acabar com um intervencionismo econômico baseado na negação sistemática da realidade, independentemente de suas consequências. O novo presidente argentino assumiu o risco de que a já altíssima inflação aumente ainda mais com o consequente prejuízo aos cidadãos, mas a alternativa era continuar com a paralisia de investimentos, economia e criação de empregos, como ocorreu nos últimos quatro anos. Na escolha entre realismo e popularidade, Macri optou pelo primeiro. Uma diferença notável em relação a sua antecessora.
Em paralelo, o Governo anunciou a anulação da polêmica lei de regulação dos meios audiovisuais, um dos pilares legislativos do kirchnerismo. O texto é a materialização legislativa da concepção que a presidenta Cristina Kirchner tinha sobre o papel dos meios de comunicação na sociedade: basicamente via como inimigos os grupos que não apoiaram sua gestão. A conhecida lei da mídia é uma arma formidável de pressão nas mãos de qualquer Governo, mas pouco acorde com uma democracia moderna, e renunciar a seu uso é um passo muito positivo.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.