Pelé completa 75 anos
'O Rei' faz aniversário com três Mundiais e 1.282 gols na lembrança
Um jovem que acabara de completar 15 anos chamado Edson Arantes do Nascimento vestia a camisa do Santos pela primeira vez em 7 de setembro de 1956. Era atacante, respondia por Pelé e estreou com gol contra o Cubatão. Hoje, praticamente 59 anos depois e batizado como O Rei, esse jovem debutante completa 75 anos. E o faz em estado de saúde delicado, depois de ter sido hospitalizado em várias ocasiões durante o último ano.
Antes, conquistou um lugar privilegiado na história do futebol. Graças a uma carreira de lenda que começou a criar desde sua estreia no Santos, de onde não sairia até os 35 anos. Anotou 1.087 gols em 1.120 partidas pelo Peixe e levantou duas taças Libertadores e dois Mundiais, além de numerosos Campeonatos Brasileiros.
Mas foi na seleção brasileira que ele ganhou a distinção da FIFA como melhor jogador do século XX, junto a Maradona. Em 1958, com apenas 18 anos, Pelé anotou seis gols (um nas quartas de final, três na semifinal e dois na final) para levar a Brasil ao primeiro título mundial da história, na Suécia.
O Rei teria tempo, e futebol, para ganhar mais duas Copas. No entanto, o faria de um local mais secundário. Quatro anos após apresentar-se ao mundo na Suécia, o Brasil e sua estrela chegavam ao Chile em busca do bicampeonato, e conseguiram. Mas sem Pelé, quem machucou-se logo no segundo jogo do torneio. Disputou sua última Copa do Mundo já com 30 anos, no México. Anotou quatro gols e ficou à sombra de Jairzinho, que marcou 7.
Após completar 30 anos, a magia de Pelé começaria se apagar. O faria, apesar de tudo, com gols e títulos. Os últimos foram marcados nos Estados Unidos, com a camisa do New York Cosmos, com a qual completou seus 1.282 gols e conquistou mais um título nacional.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.