‘Forbes’ publica a primeira lista dos ‘Youtubers’ mais ricos do mundo
PewDiePie, sueco de 25 anos, é o usuário que mais fatura: 12 milhões de dólares anuais

A Forbes dá as boas-vindas a uma nova lista de ricos, os YouTubers. Para sua edição de novembro, a revista reuniu os 10 YouTubers que fizeram de seu canal de vídeo no YouTube um grande negócio. Todos eles, com uma simples câmera, uma conexão estável de Internet e muita criatividade transformaram a plataforma em uma verdadeira mina de ouro, com um faturamento mensal acima dos dois milhões de dólares (7,6 milhões de reais).
Para criar essa lista, a primeira do gênero, a Forbes se baseou em dados da Nielsen —empresa dedicada a avaliar informações de meios de comunicação e audiências de TV online—, IMDb, assim como em uma série de entrevistas com agentes, administradores, advogados, especialistas da indústria e as próprias estrelas do YouTube. A publicação explica que para entrar na classificação o personagem do YouTube deve gerar receitas acima de 2,5 milhões de dólares por ano.
Esses diretores, criadores, produtores e atores —tudo isso em uma única pessoa— ganharam milhões pelo simples fato de reunirem seguidores em seus canais. Nenhum deles considera que subir vídeos seja um trabalho —acham mais que é uma brincadeira. Comentando videogames, contando piadas, falando sobre beleza ou dança, cada um desses YouTubers atraiu milhares de fãs dispostos a pagar por algo que eles divulgam.
O que esse grupo de empreendedores tem em comum é sua juventude. A maioria tem menos de 30 anos. “Pensei que se o YouTube era a televisão do futuro, deveria construir minha marca aqui”, afirma Michelle Phan, que publicou seu primeiro vídeo, um tutorial sobre maquiagem natural, em 2007. “Na primeira semana, 40.000 pessoas tinham visto e outras milhares tinham comentado sobre o que fiz”, conta.
Algo parecido aconteceu a Felix Kjellberg, que ocupa o posto número um da lista. O jovem sueco de 25 anos começou a compartilhar truques de videogames e hoje ganha mais de 10 mil reais por dia. Tem mais de 40 milhões de assinantes em sua conta, na qual é conhecido como PewDiePie.
Mas entre a beleza e os videogames, também há espaço para a comédia. Mais da metade dos YouTubers que mais ganham segundo a Forbes fazem comédia ou piadas. O duo Rhett & Link gerou cerca de 17,2 milhões de reais com as risadas que provocam. Entre seus patrocinadores estão grandes marcas como Gillette, Wendy’s e Toyota.
1. PewDiePie
Ganha 12 milhões de dólares (45 milhões de reais) e tem 40 milhões de seguidores.
2. Smosh
Gera 8,5 milhões de dólares (32,3 milhões de reais) e tem 30 milhões de seguidores.
3. Fine Brothers
Por ano, ganha 8,5 milhões de dólares (32,3 milhões de reais) e tem 13 milhões de assinantes.
4. Lindsey Stirling
Ganha 6 milhões de dólares por ano (22,8 milhões de reais) e tem 7,1 milhões de fãs.
5. Rhett & Link
O dueto de cômicos gera 4,5 milhões de dólares (17,2 milhões de reais) e tem 3,8 milhões de assinantes.
6. KSI
Ganha 4,8 milhões de dólares (18 milhões de reais) e tem 10,8 milhões de seguidores.
7. Michelle Phan
Fatura 3 milhões de dólares por ano (11,4 milhões de reais) e tem 8,1 milhões de seguidores.
8. Lilly Singh
Ganha 2,5 milhões de dólares (9,5 milhões de reais) e tem 6,9 milhões de assinantes.
9. Roman Atwood
Por ano tem uma receita de 2,5 milhões de dólares (9,5 milhões de reais) e tem 7,4 milhões de fãs.
10. Rosanna Pansino
Esta chef autodidata ganha 2,5 milhões de dólares (9,5 milhões de reais) e é seguida por 4,8 milhões de fãs.