Seleccione Edição
Entra no EL PAÍS
Login Não está cadastrado? Crie sua conta Assine

‘Forbes’ publica a primeira lista dos ‘Youtubers’ mais ricos do mundo

PewDiePie, sueco de 25 anos, é o usuário que mais fatura: 12 milhões de dólares anuais

‪‪PewDiePie Youtube
Felix Kjellberg, o Youtuber que ocupa o primeiro local da lista de 'Forbes'

A Forbes dá as boas-vindas a uma nova lista de ricos, os YouTubers. Para sua edição de novembro, a revista reuniu os 10 YouTubers que fizeram de seu canal de vídeo no YouTube um grande negócio. Todos eles, com uma simples câmera, uma conexão estável de Internet e muita criatividade transformaram a plataforma em uma verdadeira mina de ouro, com um faturamento mensal acima dos dois milhões de dólares (7,6 milhões de reais).

Para criar essa lista, a primeira do gênero, a Forbes se baseou em dados da Nielsen —empresa dedicada a avaliar informações de meios de comunicação e audiências de TV online—, IMDb, assim como em uma série de entrevistas com agentes, administradores, advogados, especialistas da indústria e as próprias estrelas do YouTube. A publicação explica que para entrar na classificação o personagem do YouTube deve gerar receitas acima de 2,5 milhões de dólares por ano.

Esses diretores, criadores, produtores e atores —tudo isso em uma única pessoa— ganharam milhões pelo simples fato de reunirem seguidores em seus canais. Nenhum deles considera que subir vídeos seja um trabalho —acham mais que é uma brincadeira. Comentando videogames, contando piadas, falando sobre beleza ou dança, cada um desses YouTubers atraiu milhares de fãs dispostos a pagar por algo que eles divulgam.

O que esse grupo de empreendedores tem em comum é sua juventude. A maioria tem menos de 30 anos. “Pensei que se o YouTube era a televisão do futuro, deveria construir minha marca aqui”, afirma Michelle Phan, que publicou seu primeiro vídeo, um tutorial sobre maquiagem natural, em 2007. “Na primeira semana, 40.000 pessoas tinham visto e outras milhares tinham comentado sobre o que fiz”, conta.

Algo parecido aconteceu a Felix Kjellberg, que ocupa o posto número um da lista. O jovem sueco de 25 anos começou a compartilhar truques de videogames e hoje ganha mais de 10 mil reais por dia. Tem mais de 40 milhões de assinantes em sua conta, na qual é conhecido como PewDiePie.

Mas entre a beleza e os videogames, também há espaço para a comédia. Mais da metade dos YouTubers que mais ganham segundo a Forbes fazem comédia ou piadas. O duo Rhett & Link gerou cerca de 17,2 milhões de reais com as risadas que provocam. Entre seus patrocinadores estão grandes marcas como Gillette, Wendy’s e Toyota.

1. PewDiePie

Ganha 12 milhões de dólares (45 milhões de reais) e tem 40 milhões de seguidores.

2. Smosh

Gera 8,5 milhões de dólares (32,3 milhões de reais) e tem 30 milhões de seguidores.

3. Fine Brothers

Por ano, ganha 8,5 milhões de dólares (32,3 milhões de reais) e tem 13 milhões de assinantes.

4. Lindsey Stirling

Ganha 6 milhões de dólares por ano (22,8 milhões de reais) e tem 7,1 milhões de fãs.

5. Rhett & Link

O dueto de cômicos gera 4,5 milhões de dólares (17,2 milhões de reais) e tem 3,8 milhões de assinantes.

6. KSI

Ganha 4,8 milhões de dólares (18 milhões de reais) e tem 10,8 milhões de seguidores.

7. Michelle Phan

Fatura 3 milhões de dólares por ano (11,4 milhões de reais) e tem 8,1 milhões de seguidores.

8. Lilly Singh

Ganha 2,5 milhões de dólares (9,5 milhões de reais) e tem 6,9 milhões de assinantes.

9. Roman Atwood

Por ano tem uma receita de 2,5 milhões de dólares (9,5 milhões de reais) e tem 7,4 milhões de fãs.

10. Rosanna Pansino

Esta chef autodidata ganha 2,5 milhões de dólares (9,5 milhões de reais) e é seguida por 4,8 milhões de fãs.

MAIS INFORMAÇÕES