‘Forbes’ publica a primeira lista dos ‘Youtubers’ mais ricos do mundo
PewDiePie, sueco de 25 anos, é o usuário que mais fatura: 12 milhões de dólares anuais
A Forbes dá as boas-vindas a uma nova lista de ricos, os YouTubers. Para sua edição de novembro, a revista reuniu os 10 YouTubers que fizeram de seu canal de vídeo no YouTube um grande negócio. Todos eles, com uma simples câmera, uma conexão estável de Internet e muita criatividade transformaram a plataforma em uma verdadeira mina de ouro, com um faturamento mensal acima dos dois milhões de dólares (7,6 milhões de reais).
Para criar essa lista, a primeira do gênero, a Forbes se baseou em dados da Nielsen —empresa dedicada a avaliar informações de meios de comunicação e audiências de TV online—, IMDb, assim como em uma série de entrevistas com agentes, administradores, advogados, especialistas da indústria e as próprias estrelas do YouTube. A publicação explica que para entrar na classificação o personagem do YouTube deve gerar receitas acima de 2,5 milhões de dólares por ano.
Esses diretores, criadores, produtores e atores —tudo isso em uma única pessoa— ganharam milhões pelo simples fato de reunirem seguidores em seus canais. Nenhum deles considera que subir vídeos seja um trabalho —acham mais que é uma brincadeira. Comentando videogames, contando piadas, falando sobre beleza ou dança, cada um desses YouTubers atraiu milhares de fãs dispostos a pagar por algo que eles divulgam.
O que esse grupo de empreendedores tem em comum é sua juventude. A maioria tem menos de 30 anos. “Pensei que se o YouTube era a televisão do futuro, deveria construir minha marca aqui”, afirma Michelle Phan, que publicou seu primeiro vídeo, um tutorial sobre maquiagem natural, em 2007. “Na primeira semana, 40.000 pessoas tinham visto e outras milhares tinham comentado sobre o que fiz”, conta.
Algo parecido aconteceu a Felix Kjellberg, que ocupa o posto número um da lista. O jovem sueco de 25 anos começou a compartilhar truques de videogames e hoje ganha mais de 10 mil reais por dia. Tem mais de 40 milhões de assinantes em sua conta, na qual é conhecido como PewDiePie.
Mas entre a beleza e os videogames, também há espaço para a comédia. Mais da metade dos YouTubers que mais ganham segundo a Forbes fazem comédia ou piadas. O duo Rhett & Link gerou cerca de 17,2 milhões de reais com as risadas que provocam. Entre seus patrocinadores estão grandes marcas como Gillette, Wendy’s e Toyota.
1. PewDiePie
Ganha 12 milhões de dólares (45 milhões de reais) e tem 40 milhões de seguidores.
2. Smosh
Gera 8,5 milhões de dólares (32,3 milhões de reais) e tem 30 milhões de seguidores.
3. Fine Brothers
Por ano, ganha 8,5 milhões de dólares (32,3 milhões de reais) e tem 13 milhões de assinantes.
4. Lindsey Stirling
Ganha 6 milhões de dólares por ano (22,8 milhões de reais) e tem 7,1 milhões de fãs.
5. Rhett & Link
O dueto de cômicos gera 4,5 milhões de dólares (17,2 milhões de reais) e tem 3,8 milhões de assinantes.
6. KSI
Ganha 4,8 milhões de dólares (18 milhões de reais) e tem 10,8 milhões de seguidores.
7. Michelle Phan
Fatura 3 milhões de dólares por ano (11,4 milhões de reais) e tem 8,1 milhões de seguidores.
8. Lilly Singh
Ganha 2,5 milhões de dólares (9,5 milhões de reais) e tem 6,9 milhões de assinantes.
9. Roman Atwood
Por ano tem uma receita de 2,5 milhões de dólares (9,5 milhões de reais) e tem 7,4 milhões de fãs.
10. Rosanna Pansino
Esta chef autodidata ganha 2,5 milhões de dólares (9,5 milhões de reais) e é seguida por 4,8 milhões de fãs.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.