Foo Fighters transforma protesto contra a própria banda em festa
Grupo aparece na manifestação em uma caminhonete com ‘Never gonna give you up’, de Rick Astley, no volume máximo. E dançando
Na última sexta-feira, a longa turnê do Foo Fighters nos Estados Unidos chegava a Kansas para um show no City Sprint Center. Mas nem todo mundo via graça nisso: a Igreja Batista de Westboro, conhecida por sua homofobia radical e por sua condenação a todo e qualquer apoio aos homossexuais, organizou um protesto contra a banda nas imediações do local onde se realizaria o concerto. Qual não foi a surpresa dos manifestantes quando o grupo de Dave Grohl passou pelo ato sobre a carroceria de uma caminhonete ao som de American idiot, de Green Day. Depois disso, parou o veículo e soltou Never gonna give you up, de Rick Astley, no volume máximo. E a festa começou.
Diante de cartazes exibidos pelos manifestantes dizendo “Prepare-se para comparecer diante de Deus” e “Deus odeia os pecadores orgulhosos”, Taylor Hawkins, baterista da banda, exibia um outro, em que se podia ler: “Vocês foram rickrolleados”. O que é rickrollear? Essa expressão surgiu como uma brincadeira na Internet, em que o usuário, clicando em um determinado link, era levado para a canção Never gonna give you up, de Rick Astley, em vez do “lugar” que imaginava. Um dos rickrolleios mais lendários foi em um site reunindo blogs políticos norte-americanos em que uma notícia que supostamente trazia um link para declarações racistas de Michelle Obama levava, na verdade, para a canção de Astley.
Segundos depois da chegada da caminhonete, dezenas de fãs se uniram à festa improvisada em torno do veículo. Não é a primeira vez que a banda faz esse tipo de boicote: em 2011, antes de um outro concerto dos Grohl, houve uma situação semelhante, embora, naquela ocasião, o grupo tenha preferido se fazer passar por uma banda sulista e tocar paródias diante dos manifestantes.
Aquela primeira contramanifestação foi vista mais de três milhões e meio de vezes. Esta da última sexta-feira teve ainda mais repercussão: a dança do Foo Fighters na caminhonete, que está no Youtube há apenas 48 horas, já foi vista quatro milhões de vezes.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.