_
_
_
_
_

Pré-sal e a Petrobras, a nova batalha entre o Governo e a oposição

Acordo adia votação no Senado de projeto que tira da Petrobras monopólio no pré-sal

Marina Rossi
Plataforma da Petrobras em Angra dos Reis (RJ).
Plataforma da Petrobras em Angra dos Reis (RJ). SERGIO MORAES (REUTERS)

O Governo Dilma Rousseff acaba de ganhar um respiro de algumas semanas em mais uma dura batalha que trava no Congresso: conter a ofensiva oposicionista para mudar as regras de participação da estatal Petrobras na exploração do pré-sal e abrir mais espaço para competidores privados. O projeto de lei que propõe tirar da empresa o monopólio para a exploração de novos poços de petróleo estava prestes a ser votado no plenário do Senado nesta semana, mas um acordo costurado pelos governistas na última hora criou uma comissão especial para debater o tema em um prazo máximo de 45 dias.

Chamado de 'lei do pré-sal', o projeto 131 de 2015, de autoria do senador oposicionista tucano José Serra, além de liberar a Petrobras da prerrogativa de ser a única operadora do pré-sal, também revoga a obrigatoriedade da companhia de participar das novas licitações. Também desobriga a estatal de participar em ao menos 30% da exploração e produção do recurso em cada um dos campos licitados da principal reserva de petróleo brasileira.

O argumento de Serra, seus apoiadores e de vários analistas do mercado, incluindo competidores privados, é que a Petrobras, com crise de caixa e com os planos de investimentos para os próximos cinco anos reduzidos em quase 40%, não está em condições de cumprir as exigências da lei atual, aprovada em 2010. Além do momento delicado, que já fizeram os investimentos da estatal caírem 13% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2014, há ainda os desdobramentos do escândalo de corrupção investigado pela Operação Lava Jato.

Mais informações
Petrobras cai na bolsa com incertezas sobre alcance da Lava Jato
Petrobras descarta novo reajuste no preço combustível este ano
China supera EUA como maior importador mundial de petróleo
Petróleo barato desata uma revolução energética
O petróleo agita a América Latina
A queda do preço do petróleo coloca em alerta a América Latina

A bancada governista no Senado, incluindo parte do PMDB, diz que a lei entregará a exploração do petróleo para as empresas estrangeiras. Se aprovada, a mudança que além do Senado precisa ser avaliada pela Câmara, seria um revés especialmente para o PT, que fez da nova legislação do pré-sal uma das bandeiras de seus anos no poder. "Criaram o clima de que a Petrobras é inviável e agora estão tentando aprovar essa lei em cima desse ambiente", afirmou o senador Roberto Requião (PMDB-PR). "O Brasil não tem nada a ganhar com a perda do monopólio. Então, a quem essa lei interessa?"

Edmilson Moutinho, professor do Instituto de Energia e Ambiente da USP, diz que a lei tem dois pontos positivos: estimula a concorrência, e desobriga a Petrobras a explorar poços que não queira. “Há muito petróleo no chão, é preciso capital para explorá-lo, e a empresa [a Petrobras] está enfraquecida”, diz ele. “A Petrobras não será obrigada a ficar com 30% do que ela não quer”, diz.

Segundo Adriano Pires, professor e diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) e defensor da lei, um ponto importante da atual legislação, chamada de Lei da Partilha (de 1997), não será modificado. "O artigo 12 não será mexido. E ele diz que, se o Governo encontrar um poço pra ser explorado e achar que ele deve ser da Petrobras, ele pode conceder à Petrobras a exploração sem licitação", explica. Para ele, o país precisa caminhar independentemente da Petrobras. "É preciso adaptar a Petrobras aos novos tempos. Se ela não tem condições de disputar os leilões, o Brasil não pode esperar por ela", diz.

Preferência e acordo

A primeira derrota do Governo nessa batalha foi no mês passado, quando o Senado aprovou o pedido de caráter de urgência para analisar o tema. Com isso, o texto não precisou passar por comissão alguma e foi direto para votação. A velocidade da tramitação ativou sindicatos dos petroleiros, que passaram a promover protestos contra a aprovação da lei, que entrou e saiu da ordem do dia —como é chamada a pauta de votação— algumas vezes.

Prevendo que, por causa da polêmica, o projeto poderia não ser aprovado, o relator Ricardo Ferraço (PMDB-ES) incluiu uma uma cláusula de preferência no projeto: pelo texto, o Governo, antes de levar a leilão os poços para exploração, vai oferecer as áreas para a Petrobras, dando a preferência à estatal.

“Isso não é o ideal, porque enfraquece os leilões, mas já é um avanço”, diz Adriano Pires, do CBIE . “Se a Petrobras disser que não quer participar do leilão, as outras empresas vão achar que não vale a pena participar também”, rebate.

Nesta quarta-feira, quando mais uma vez o projeto estava à espera da votação, a bancada do Governo conseguiu reunir 49 assinaturas de senadores pedindo a retirada do caráter de urgência.  A proposta de retirada de urgência nem chegou a ser votada.  Um acordo com a oposição decidiu pela montagem de uma comissão composta por 27 senadores para analisar o projeto. Os 45 dias destinados a discutir o texto e levá-lo  para votação começam a contar após o recesso parlamentar — que se inicia no próximo dia 17 .

"Durante esse tempo, vamos nos mobilizar para renovar a consciência de que o petróleo é nosso", afirma Requião, que faz parte da comissão. O senador paranaense ressuscita a célebre frase "o petróleo é nosso", pronunciada pelo então presidente Getúlio Vargas ao descobrir uma reserva de petróleo na Bahia, no final da década de 50. A frase se tornou lema de uma campanha nacionalista pelo petróleo, culminando na criação da Petrobras, em 1953.

Para Requião, abrir a exploração do pré-sal para empresas estrangeiras pode gerar um efeito cascata, culminando na redução dos royalties pagos ao Governo. "A exploração será acelerada, aumentando a oferta e baixando o preço do barril, que já está baixo. Em consequência, os royalties também serão menores, afetando as áreas como saúde e educação", diz.

Segundo Moutinho, da USP, embora o mercado, no caso de aprovação da mudança, se abra para novas empresas exploradoras, a Petrobras continuará reinando por um bom tempo. "Vai demorar muito pra a Petrobras ter concorrentes ferozes, que de fato consigam concorrer com ela", diz.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_