Impulso para a Colômbia
A criação de uma Comissão da Verdade deve ajudar a acelerar o acordo entre o Governo e as FARC
A criação de uma Comissão da Verdade na Colômbia para investigar fatos acontecidos durante o meio século de conflito armado entre o Estado e os guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias (FARC) é uma notícia importante que não deve ser obscurecida pela morte de dois militares colombianos nas mãos da guerrilha nas últimas horas, bem como ataques graves contra infraestruturas. Ao contrário.
Deve servir como um impulso urgente para concluir as negociações de paz que acontecem em Havana antes que o cansaço e o desânimo se instalem e o processo entre em uma rota perigosa de frustração. O acordo sobre a comissão acontece num momento em que a atmosfera de diálogo se deteriora perigosamente.
São louváveis os termos que envolvem a criação e a atuação da Comissão da Verdade: depois da assinatura da paz e sem pretender atuar como um tribunal de justiça comum. Ou seja, seus trabalhos e os testemunhos que recolherá –dolorosos, sem dúvida– de nenhum modo irão condicionar as difíceis negociações. A reconciliação em sociedades que sofreram tanto deve acontecer no seio das famílias, das comunidades e nos livros de história. Escolhido o caminho da paz, o passado pode explicar o presente, mas não condicioná-lo.
Mas as palavras não bastam. A paz também deve existir sobre o terreno. E sem muito mais demora.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.
Mais informações
Arquivado Em
- Opinião
- Juan Manuel Santos
- Processo paz Colômbia
- Partido de la U
- FARC
- Conflicto Colombia
- Colômbia
- Guerrilhas
- Conflictos armados
- Processo paz
- América Latina
- América do Sul
- Partidos políticos
- Gobierno Colombia
- América
- Grupos terroristas
- Guerra
- Governo
- Terrorismo
- Conflitos
- Política
- Administração Estado
- Administração pública