_
_
_
_

A NBA encesta em Cuba

Delegação liderada por Mutombo e Nash organiza uma clínica de basquete em Havana

Ex-jogador Mutombo em Cuba.Foto: reuters_live | Vídeo: Y. LAGE (AFP) | reuters-live!
Robert Álvarez

A diplomacia do esporte norte-americano já aterrissou em Cuba. Na quinta-feira, a NBA iniciou na ilha uma clínica para jovens promessas do basquete com a participação de ex-jogadores como Dikembe Mutombo ou o recém-aposentado Steve Nash. Uma viagem “histórica”, nas palavras do ex-pivô, que abriu uma ponte com a ilha porque, como lembrou, o esporte “não tem fronteiras”.

Mais informações
A diplomacia do basquete
Estados Unidos abrem as portas a empreendedores privados cubanos
Governador de Nova York busca oportunidades de negócio em Cuba

A delegação de antigas estrelas e treinadores da NBA fez desta a primeira liga do esporte profissional dos Estados Unidos a aterrissar em Cuba desde que começou o processo de degelo diplomático entre os dois países, no início deste ano. O congolês Mutombo, que jogou durante 18 temporadas na NBA e é atualmente seu embaixador internacional, disse que eles não chegam “como políticos, mas como jogadores, por uma cultura de intercâmbio”.

A NBA foi clandestina em Cuba. Nos anos de maior expansão da melhor liga de basquete, os oitenta, com a rivalidade entre Magic Johnson e Larry Bird e o surgimento de Michael Jordan, os torcedores cubanos conseguiam revistas, principalmente graças a seus compatriotas residentes em Miami. A devoção ao basquete em Cuba é notória. Fidel Castro praticou esse esporte na Universidade de Havana e inclusive treinou com a seleção cubana. Algumas testemunhas afirmam que jogava como ala e tinha um bom nível.

Nos anos oitenta, com Magic Johnson, Larry Bird e Michael Jordan, os torcedores cubanos conseguiam revistas clandestinamente de Miami

No fim dos anos noventa, a televisão cubana retransmitiu alguns jogos gravados da NBA e surgiram alguns jogadores de nível internacional. Lázaro Borrell e Andrés Guibert chegaram a jogar na NBA. Borrell disputou 17 partidas com os Seattle Supersonics na temporada 1999-2000. Guibert, um ala-pivô, participou de duas temporadas, mas só jogou 22 partidas com o Minnesota entre 1993 e 1995. Antes, em 1970 e 1971, quando a Liga ainda se denominava ABA, o cubano Al Cueto jogou no Miami Floridians e no Miami Pros.

Um dos maiores triunfos do basquete cubano aconteceu em 1972, quando sua seleção obteve a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Munique. Cuba perdeu as semifinais contra a URSS –que acabou vencendo a controvertida final diante dos Estados Unidos– e na partida pela medalha de bronze superou a Itália. A seleção cubana feminina também ganhou a medalha de bronze no Mundial de 1990.

Da clínica inaugurada nesta quinta-feira na Universidade das Ciências da Cultura Física e do Esporte Manuel Fajardo de Havana, participaram as seleções masculina e feminina da ilha em nível sênior (mais de 18 anos) e júnior. “Hoje [Cuba] tem um grande programa de basquete, mas é hora que tenha muito mais ajuda para continuar crescendo”, afirmou Steve Nash.

Em junho está previsto que o Cosmos de Nova York, da liga de futebol dos EUA e liderado pelo espanhol Raúl González, seja a primeira equipe a viajar à ilha.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_