Fernando Alonso, no hospital depois de sofrer um acidente em Barcelona
Piloto espanhol foi transportado com urgência, mas está consciente e falando


Na manhã (início da tarde na Europa) deste domingo uma bandeira vermelha parou as atividades no circuito de Montmeló (Barcelona). Quarenta minutos mais tarde, o helicóptero médico decolava do heliponto da pista com Fernando Alonso em seu interior, em direção ao Hospital Geral da Catalunha (HGC), onde foi internado. O piloto, que está consciente e fala, permanecerá em observação por 24 a 48 horas, segundo informou Luis Garcia Abad, representante do hospital. “Fernando foi submetido a vários exames, por precaução, e está bem. Mas ficará entre 24 e 48 horas em observação.”

Segundo relatos de quem viu, a McLaren do piloto espanhol saiu da terceira curva da pista, à direita, e foi diretamente contra o muro interno, raspando a lateral do carro MP4-30 até parar. Imediatamente os comissários correram para socorrê-lo. Alonso permaneceu no habitáculo do carro, imóvel, por uns 10 minutos, até chegar a ambulância que o levou ao centro médico, onde foi examinado e onde os médicos decidiram removê-lo. “Negamos que estivesse mal antes do acidente. O carro perdeu aderência, havia vento forte, e ele foi contra a cerca”, disse García Abad.
“Fernando está consciente e fala”, limitou-se a dizer Matteo Bonciani, diretor de comunicação da Federação Internacional de Automobilismo (entidade que controla as corridas). “Se o levaram, foi porque assim determina o protocolo”, acrescentou Bonciani. Essa afirmação leva a crer que o bicampeão do mundo com a Renault (2005 e 2006) perdeu a consciência em algum momento. “Eu estava atrás, e a batida foi a velocidade muito baixa”, disse Sebastian Vettel.
A sessão seguinte começou com atraso de 15 minutos – e sem a McLaren – bem quando o helicóptero voltou a seu posto.