_
_
_
_
_

Um Carnaval jazzístico em pleno Nordeste brasileiro

A cidade de Guaramiranga (CE) realiza todos os anos um festival de jazz durante o carnaval

Marina Rossi
Apresentação do ano passado do Festival Jazz & Blues.
Apresentação do ano passado do Festival Jazz & Blues. Divulgação

Milhares de pessoas estão desembarcando em cidades do Nordeste do Brasil como Recife (PE), São Luís (MA) e Salvador (BA) para passar o Carnaval, as maiores festas do mundo do gênero.

Mas é possível ir para o Nordeste, neste mesmo feriado, e não ouvir um frevo ou axé sequer. Todos os anos, o Festival Jazz & Blues de Guaramiranga realiza apresentações de grupos locais e convidados, incluídos músicos internacionais, durante todo o Carnaval. A cidade cearense fica a 110 quilômetros de distância de Fortaleza, onde parte da programação também acontece. O local faz parte da região serrana do Estado, a 850 metros de altitude. 

Neste ano, a 16ª edição do festival terá um tributo especial ao emblemático álbum Kind of Blue, de Miles Davis, um dos ícones do jazz mundial. A programação começa no sábado de Carnaval, dia 14 de fevereiro, e vai até a terça-feira 17. Depois disso, o festival desce a serra e termina com uma agenda em Fortaleza, entre os dias 19 e 21 de fevereiro. Os ingressos custam 40 reais e são vendidos também pela internet.

Mais informações
Beatles no ritmo do samba
Os blocos antecipam o Carnaval
Guia definitivo do carnaval paulistano
Um ditador no Carnaval do Rio

A pequena cidade, com pouco menos de 4.000 habitantes, é o menor município do Estado do Ceará. Durante o festival, o número de pessoas que circulam pelas ruas de Guaramiranga chega a triplicar. Neste ano, o festival contará com serão 23 atrações. Dentre elas, a cantora portuguesa Jacinta, Fanta Konatê, da Guiné e a dupla Willie Walker (EUA) e Raphael Wressning (Áustria). Do Brasil, se apresentam a banda paranaense Big Time Orchestra, o gaitista carioca Jefferson Gonçalves, que tocará com o percussionista Laudir de Oliveira, e o grupo cearense Kind of Blue, que fará o tributo a Miles Davis.

Sem marchinhas em São Paulo

Para quem não conseguir ou não quiser ir para longe de São Paulo, o Sesc Belenzinho preparou uma programação especial, que passa longe dos bloquinhos. Surf music, soul, blues e até uma instrumentista de theremin, um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrônico que surgiram, fazem parte da programação. Nesta sexta-feira 13, Willie Walker e Raphael Wressning se apresentam antes de seguir viagem para Fortaleza. No mesmo dia, o grupo norte-americano de surf music Man or Astro Man toca também.

Já no sábado, é a vez da musicista Donit Chrysler tocar o curioso theremin. No domingo e na segunda-feira, a cantora Wanderléia interpreta composições próprias e sucessos da Jovem Guarda. Encerra a programação com blues, o norte-americano Marquise Knox.

O Sesc Belenzinho fica na Rua Padre Adelino, 1000, Belenzinho. É aconselhável chegar antes para comprar os ingressos.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_