_
_
_
_
_

Indonésia pede respeito a suas leis após críticas pelas execuções

"Podemos entender a reação do mundo. Mas cada país deve respeitar as leis que se aplicam em nosso país", disse o procurador-geral

Marco Archer, em uma foto de 2003.
Marco Archer, em uma foto de 2003.Setiyo (efe)

O procurador-geral da Indonésia, Muhammad Prasetyo, pediu respeito às leis do país em resposta às críticas pela execução ontem de seis réus, entre eles o brasileiro Marco Archer, segundo informou a imprensa local.

Os condenados - além de Archer havia uma indonésia, um holandês, dois nigerianos e uma vietnamita -, todos eles por tráfico de drogas, foram fuzilados pouco depois da meia noite deste domingo (horário local) em duas penitenciárias no centro da ilha de Java. O corpo de Archer, que tinha 53 anos, foi cremado na Indonésia na tarde deste domingo. Suas cinzas serão trazidas para o Brasil pela tia do brasileiro.

"Podemos entender a reação do mundo e dos países que têm cidadãos que foram executados. No entanto, cada país deve respeitar as leis que se aplicam em nosso país", disse Praseyto, segundo o diário 'The Jakarta Globe'.

O procurador-geral reiterou a defesa da pena de morte como medida dissuasória na luta contra o tráfico de drogas e crimes relacionados ao narcotráfico, que insistiu que continuarão sendo castigados na Indonésia.

"Acho que se compreenderá que a pena de morte está vigente na Indonésia", disse Praseyto em uma coletiva de imprensa. Brasil e Holanda reagiram às execuções com consultas de seus respectivos embaixadores em Jacarta.

A presidenta Dilma Rousseff manifestou sua "consternação" e "indignação" depois da confirmação da execução de Marco Archer e após ter pedido na última sexta-feira clemência em um telefonema ao presidente da Indonésia, Joko Widodo.

Widodo, considerado por muitos ativistas como uma esperança de mudança no país, optou pela linha dura na luta contra o narcotráfico, e no final do ano anunciou que não teria clemência para os condenados por estes delitos.

Mais informações
Indonésia executa brasileiro condenado por tráfico de drogas
Indonésia rejeita pedido de Dilma para não executar brasileiro
Brasileiro será executado neste sábado por tráfico na Indonésia
Mapa da pena de morte no mundo
Em companhia da morte: grupo prega fim da pena capital nos EUA

A Anistia Internacional (AI) qualificou como uma regressão para os direitos humanos as execuções, as primeiras das 20 que o governo indonésio planeja levar a cabo neste ano.

"Este é um grande retrocesso em um dia muito triste. A nova administração assumiu o cargo com a promessa de fazer dos direitos humanos uma prioridade, mas a execução de seis pessoas deixa esse compromisso em aberto", disse o diretor de investigação da AI no Sudeste da Ásia, Rupert Abbott.

O promotor geral indonésio respondeu anunciando a aceleração da segunda fase de execuções.

"Não deveria ter nenhum processo legal por terminar. Uma vez que tenhamos completado [o processo], prepararemos as execuções o mais breve possível', disse Praseyto ao portal 'Jpnn.com'.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_