_
_
_
_

Warren Buffett compra as pilhas Duracell

Operação está avaliada em 6,4 bilhões de dólares. Companhia é atualmente controlada pela Procter & Gamble

Warren Buffett, presidente-executivo do Berkshire Hathaway.
Warren Buffett, presidente-executivo do Berkshire Hathaway.Nati Harnik (AP)

O fundo de investimentos Berkshire Hathaway, fundado por Warren Buffett, continua ampliando sua carteira de companhias made in USA. Agora o oráculo de Omaha decidiu adquirir a fábrica de pilhas Duracell, numa operação estimada em 6,4 bilhões de dólares (16,6 bilhões de reais). A empresa atualmente é controlada pela multinacional Procter & Gamble, da qual o magnata já é um dos principais acionistas. Buffett se compromete a recapitalizá-la.

Na prática, o investidor irá injetar 1,7 bilhão de dólares em dinheiro vivo na Duracell, pagando 4,7 bilhões à P&G em ações atualmente em poder da Berkshire Hathaway. Buffett, dono da terceira maior fortuna do planeta, destaca no anúncio da sua decisão o fato de a marca Duracell ser uma das mais conhecidas do mundo, e se diz “impressionado” como consumidor com a qualidade de seus produtos.

A transação deve ser concluída até meados de 2015. A P&G é dona da Duracell desde 2005, quando o conglomerado de bens de consumo adquiriu a fábrica de pilhas junto com a Gillette – empresa com a qual a Duracell havia se fundido em 1996. Buffett há muitos anos tem participação na P&G, sendo atualmente o quinto maior acionista, com um quinhão estimado em 4,7 bilhões de dólares. Além disso, possuía ações da Gillette antes da fusão com a P&G.

Buffett tem um fraco por fabricantes de bens de consumo, como se vê na estrutura da sua carteira de investimentos. Além da participação na P&G, é o principal acionista da Coca-Cola e, há quase dois anos, adquiriu a fábrica de ketchup Heinz, em sociedade com o fundo brasileiro 3G. Também é significativa sua presença no Walmart, onde elevou sua aposta seis meses atrás. Essas empresas se somam ao Bank of America, Wells Fargo, IBM, General Motors e Geico.

“Estou convencido de que o novo proprietário da estrutura dará um forte apoio aos planos de crescimento da Duracell”, disse A.G. Lafley, executivo-chefe da P&G.

A Duracell é também dona da Procell, que fabrica baterias para uso profissional.

Agora, a compra deverá ser submetida à aprovação dos acionistas e ao exame das autoridades reguladoras.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_