_
_
_
_

Limão, com ele você não emagrece

Quais são os benefícios de consumir todas as manhãs água morna com limão? Menores do que acreditam as famosas

Ana G. Moreno

Passamos anos escutando a mesma mensagem: tomar um copo de água quente ou morna, em jejum, com um limão espremido, depura, emagrece, revitaliza. Paulina Rubio e Miranda Ker são algumas das famosas que adotaram esse hábito, que ressurgiu nas últimas semanas como parte de uma dessas modas estético-salutares que com frequência se distanciam da realidade. O doutor Francisco José García Fernández, especialista da Fundação Espanhola do Aparelho Digestivo (FEAD), no Hospital Universitário Virgem do Rocio (Sevilha), explica: “Não está demonstrado que o suco de limão tenha propriedades intrínsecas de emagrecimento, e seu conteúdo em fibra não é maior do que o de muitas outras frutas e hortaliças. Talvez sua eficácia para perder peso esteja condicionada à substituição de um café da manhã típico pelo suco de limão, que tem um baixo teor calórico. Mas não é algo que recomendemos, já que é necessário um desjejum completo e nutritivo para se enfrentar adequadamente o dia”.

“Tomar em jejum água morna com limão é um dos remédios caseiros mais difundidos nas recomendações populares”, afirma García Fernández, que cita alguns dos benefícios que lhes são atribuídos:

Mais informações
“Não há provas de que dietas sem gorduras ou carboidratos funcionem”
A má alimentação é pior para a saúde mundial que o fumo
Ser vegano não é o que você pensa
Sabe o que vai na salada perfeita?

- Reforço do sistema imunológico.

- Propriedades antibacterianas e antivirais.

- Controle da pressão sanguínea.

- Equilíbrio do pH do corpo.

- Ajuda na redução do peso.

- Ajuda na digestão.

- Limpeza do fígado.

- Efeitos diuréticos.

- Limpeza da pele.

- Hálito com frescor

- Alívio de problemas respiratórios.

- Controle do humor e efeito energizante.

- Ajuda a abandonar o hábito do café.

- Prevenção do câncer do cólon.

- Alívio de náuseas matutinas.

- Propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes.

- Diminuição de cólicas menstruais e enxaquecas.

"Lamentavelmente, temos de observar que quase nenhum desses benefícios tem uma base científica que os comprove. Nascem de sites pseudocientíficos e blogs pessoais francamente surpreendentes”, define o médico.

Para mencionar algum efeito real, o médico Fermín Mearin, diretor do Serviço do Aparelho Digestivo do Centro Médico Teknon, em Barcelona, recorre à prisão de ventre, que pode ser combatida com essa mistura, já que ajuda a fazer o intestino se movimentar. “É o chamado efeito gastrocólico, que consiste em que ao entrar algum alimento ou bebida no estômago, especialmente se estiver quente, o cólon se movimenta e isso favorece a defecação. Mas, ao contrário, se a pessoa sofre de azia, como ocorre no refluxo gastroesofágico, a acidez do limão pode causar irritação”, detalha. Para os demais, essa mistura é levemente vantajosa (“promoção de imunidade e prevenção de infecções”, segundo Mearin), mas decepcionante quanto às superpropriedades esperadas.

Uma alternativa poderosa

Além das declarações das belas famosas da vez, a que se deve o endeusamento dessa curiosa mistura? “Provavelmente se trata de uma confusão com os efeitos que produz a falta de vitamina C, que é o principal composto benéfico que contém o limão. Sua falta no organismo provocava escorbuto, uma doença de graves consequências, mas que já pertence ao passado. Claro que a vitamina C é fundamental para a vida, mas sua necessária ingestão diária é garantida com uma dieta variada que contenha verduras e frutas frescas”, responde Francisco José García Fernández. O médico do aparelho digestivo lembra que o excesso de vitamina C (mais de 2.000 miligramas por dia) pode causar indisposições estomacais e diarreia. Acrescenta que se aceitamos que com esse ritual matutino não vamos perder peso e, ainda assim, ele continua sendo tentador por seu valor nutritivo, existem alternativas mais saudáveis e saborosas, “como tomar todas as manhãs um suco de laranja recém-espremidas”.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_