_
_
_
_

Algumas histórias pessoais que parecem mentira e são verdade (sério)

Fizemos uma seleção de feitos surpreendentes que soam falsos, mas que são verdadeiros – e estão dando o que falar na internet

O pinguim mais conhecido como Sir Nils Olav.
O pinguim mais conhecido como Sir Nils Olav.Lee Carson (Flickr)

Um usuário da rede social de perguntas e respostas Quora quis saber se alguém conhecia algum feito surpreendente que soasse falso, mas que fosse verdadeiro. O tema já tem mais de 500 respostas acumuladas, mas selecionamos as nove histórias sobre oito pessoas (e um pinguim) que mais nos surpreenderam.

1. O jogador de futebol Drogba pôs fim à guerra civil da Costa do Marfim, que ocorreu entre 2002 e 2007. Depois de uma partida pelas eliminatórias da Copa de 2006, Drogba e seus colegas pediram publicamente e pela televisão o fim do conflito, e depois disso houve um cessar-fogo. A partida seguinte foi disputada em uma cidade controlada pelos rebeldes, que convidaram o Governo para ajudar a manter a ordem durante o evento.

2. O barcelonês Joan Pujol García foi condecorado pelos nazistas e pelos aliados. Pujol trabalhou como agente duplo, passando informações falsas aos nazistas durante a II Guerra Mundial. Inclusive inventou uma rede de 27 informantes, chegando a obter uma pensão por viuvez para a mulher de um deles. Foi condecorado com a Cruz de Ferro pelos nazistas e, depois da guerra, com a Ordem do Império Britânico. Em 1949, com ajuda do MI5, viajou a Angola e simulou sua morte por malária. Morreu (imaginamos que dessa vez de verdade) em 1988, em Caracas, aos 76 anos.

3. Yang Kyoungjong não ficou atrás: esse soldado coreano lutou, também durante a II Guerra Mundial, com os japoneses, os russos e os alemães, antes de ser capturado pelos norte-americanos. Emigrou justamente para os Estados Unidos, onde morreu em 1992.

4. O vigarista Victor Lustig vendeu a torre Eiffel ao pobre André Poisson, que inclusive se viu obrigado a subornar Lustig para garantir que o Governo francês aceitaria sua oferta. Lustig chegou a enganar Al Capone.

5. E Mithilesh Kumar Srivastava, conhecido como Natwarlal, vendeu o Taj Mahal e o Parlamento indiano (incluindo os deputados).

6. Dos últimos 15 presidentes norte-americanos, sete foram canhotos – 47%, em vez dos 10% que seria de se esperar.

7. Adolf Hitler e Josef Stalin foram candidatos ao Prêmio Nobel da Paz.

8. Osman Ali Khan, um dos homens mais ricos da história, usou durante anos o diamante Jacob, o quinto maior do mundo, como peso de papéis. Cabe dizer que ele não sabia o quanto essa pedra bruta realmente valia, o que também dá certa ideia do dinheiro que esse senhor possuía.

9. Nils Olav é coronel do Exército norueguês. Também é pinguim.

Leia mais matérias em Verne.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_