“A capa é azul”: o meme que resume o inferno dos livreiros
Quem trabalha em livrarias se depara com perguntas inusitadas e precisa desvendar o que querem
Esta foto está circulando tanto no Facebook como no Twitter há alguns dias, e resume de forma certeira e bem humorada um dia de trabalho típico de uma livraria.
Os comentários elogiam a paciência dos livreiros e se solidarizam com o que se qualifica em tom de brincadeira de “seu pior pesadelo”. E os próprios livreiros explicam que passaram por experiências semelhantes.
Mas a foto não está sozinha e já é um meme, uma ideia contagiosa que, às vezes, como nesse caso, tem origem desconhecida. Assim, encontramos versões em livrarias e bibliotecas dos Estados Unidos. Por exemplo, na Blue Willow, de Houston, que publicou esta foto em 11 de fevereiro.
A biblioteca de Goffstown, em New Hampshire, divulgou esta fotografia em seu site em 30 de abril.
E há mais exemplos de outras livrarias não identificadas:
Inclusive na conta do Pinterest da Library Humor há um cartaz que presta homenagem a esse meme.
E sempre se faz com a cor azul? Bem, há algumas tentativas em outras cores, como o vermelho.
O meme não só chegou a outras cores, como também a outros idiomas, como o francês.
Mas é preciso levar em conta que a escolha do azul não é necessariamente arbitrária: há estudos que sugerem que essa é a cor favorita tanto de homens como de mulheres.
A lenta, mas inexorável, expansão desse meme nos faz lembrar de outra mensagem na lousa, cada vez mais frequente em bares já há algum tempo.
We don't have wifi. Talk to each other! pic.twitter.com/Bk5gdq4qcK
— Paulo Coelho (@paulocoelho) March 12, 2014
E sim: as dezessete primeiras vezes que lemos pareceu engraçado, mas agora já podemos acrescentar: “Não, agora é sério, qual é a senha do wi-fi? Quer dizer, a piada já está sendo feita por Paulo Coelho, estamos ficando antigos”.
Leia mais notícias em Verne.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.