‘No its Becky’: como Taylor Swift conquistou a internet com uma camiseta
A cantora revive um antigo ‘meme’ feito com uma foto sua no colegial
Taylor Swift e sua camiseta cor de mostarda são tema de conversa e assombro de metade da internet nas últimas horas. E não é porque a peça de roupa seja especialmente bonita, ou porque tenha alguma mensagem política ou inspiradora. O que a torna especial é a frase “no its becky”, uma referência a um meme nascido no Tumblr e que ela é a protagonista. E não existe nada que a internet goste mais do que saber que seus ídolos, às vezes, também estão espiando.
A história começou há dois anos com uma piada em um blog do Tumblr, uma das redes preferidas pelos jovens de vinte e poucos anos. A usuária Yallarebrutalizingme subiu uma foto de Taylor Swift em idade colegial junto a um texto que alertava sobre os perigos das drogas:
Esta é uma foto da minha amiga Becky. Era uma garota popular e feliz até que uma noite cheirou maconha em uma festa. Morreu no ato. Por favor, não usem maconha. É a droga mais perigosa que existe. Por favor, não acabem como Becky.
Outra usuária, bitch-pudding, tentou alertá-la do óbvio:
estou quase segura de que essa é a Taylor Swift.
Ao que dundermilffin, uma terceira leitora, respondia ironicamente com uma frase sucinta, mal escrita e direta:
não, é a becky
O post, naquele momento, conseguiu mais de 175.000 notas e, embora o original tenha sido apagado, a frase se converteu em uma piada comum entre as fãs de Taylor Swift: se alguém duvidava de uma história, “no its becky” era a resposta.
Assim ficou o meme, convertido em um dos muitos que enchem a internet, até a semana passada, quando Taylor Swift abriu sua própria conta no Tumblr e começou a distribuir “Curtir” pela rede, para alvoroço e excitação de seus seguidores. Entre os posts que marcou com um coração estava um da usuária Musiqueandsex com uma captura de tela da piada de Becky. Os usuários perceberam e ficaram doidos: a cantora não só conhecia a piada, também gostava dela. Taylor aprovava Becky.
Mas a autêntica loucura explodiu dia 25 de setembro, quando a cantora apareceu em público em Nova York com a citada camiseta amarela e a frase “no its becky” nela. Taylor tinha levado a piada até o final e se “convertia” em Becky.
Para que não houvesse dúvidas sobre a intenção do gesto, pouco depois subiu em seu Tumblr uma selfie com a camiseta e a frase “Estou repensando a capa do disco”, referindo-se a T.S. 1989, seu próximo disco que será lançado em 27 de outubro.
As reações dos fãs foram instantâneas:
Enquanto as redes e sobretudo Tumblr ferviam com as imagens, os meios aplaudiam também o gesto, insistindo em uma ideia: com esta piscada de olho para uma piada tão privada de seus fãs, Taylor Swift tinha acabado de conquistar a internet.
PEOPLE IN NYC WILL BE CONFUSED THATS BECKY OKAY NOT TAYLOR SWIFT SHES BECKY pic.twitter.com/o566D7fPo1
— chels (@taylorspurr) September 25, 2014
Whoever said I died is obviously lying because this is me last night looking fab pic.twitter.com/PisrdtzvJC
— Becky (@nahitsbecky) September 25, 2014
Candids of Taylor last night wearing a shirt that says "no its becky"--we had to do a double take on that one. #becky pic.twitter.com/EtZRTNESw2
— Taylor Swift Canada (@TSwiftCAN) September 25, 2014
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.