_
_
_
_
_

Um hacker ataca o site do BC europeu e rouba 20.000 endereços de email

O invasor exigia dinheiro em troca dos dados, que não continham informação delicada

Luis Doncel
Mario Draghi, presidente do BCE, em julho passado.
Mario Draghi, presidente do BCE, em julho passado.Martin Leissl (Bloomberg)

“Lamentamos informar que ocorreu uma violação das normas de segurança na base de dados do site do Banco Central Europeu (BCE).” Essa é a mensagem que o organismo dirigido por Mario Draghi enviou hoje para informar que sua página da internet havia sido pirateada. Uma porta-voz da entidade informou que o número de endereços de correio eletrônico roubados chega a 20.000, além de outros dados relacionados a pessoas que se cadastraram na página para participar de seminários e de outros eventos organizados pelo BCE.

O organismo informou que o furto não envolveu nenhuma informação que possa afetar os mercados. “A base de dados atende à parte do site que colhe informações relacionadas a conferências, visitas e outros eventos. Essa parte está separada fisicamente dos sistemas internos do BCE”, observa a entidade em um comunicado.

O roubo foi revelado na segunda-feira, quando o BCE recebeu um email anônimo exigindo dinheiro em troca dos endereços roubados. O organismo assegura que, embora a maior parte da informação dessa base de dados esteja criptografada, dados como correios eletrônicos, endereços postais e números de telefone não estavam protegidos. E foram estes que os piratas informáticos acessaram. “Nenhum sistema interno se viu comprometido”, garantiram os funcionários no organismo.

O BCE está em contato com as pessoas que possam ter tido seus emails e outros dados afetados, e está alterando todas as senhas como medida de precaução. “A polícia alemã foi informada e demos os passos necessários para que uma situação assim não volte a se repetir”, diz o banco no email enviado à sua lista de contatos.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_