O Barcelona oficializa o contrato de Luis Suárez por cinco temporadas
O clube azul-grená pagará cerca de 240 milhões de reais pelo atacante uruguaio
O Barcelona oficializou o contrato de Luis Suárez. O clube azul-grená chegou a um acordo com o Liverpool pelo transferência do atacante uruguaio, de 27 anos, que chegará na semana que vem à Espanha para passar exames médicos, segundo informou o clube através de seu site. A operação fechou-se por cerca de 80 milhões de euros (240 milhões de reais), a quarta transferência mais cara na história da Liga depois de Neymar (uns 100 milhões de euros), Cristiano Ronaldo (94,5) e Bale (90 segundo o Real Madrid; 101 segundo o Tottenham).
O uruguaio chega após uma grande temporada na liga inglesa. Suárez marcou 31 gols na temporada passada e fez 12 assistências em 33 partidas. Brendan Rodgers, técnico do Liverpool, tem como meta renovar o modelo, dado pelos 80 milhões que entrarão nos cofres do clube inglês, já que agora terá um amplo leque de possibilidades.
A contratação também está marcada pelo último episódio disciplinar do atacante. Suárez segue punido pela mordida que deu no italiano Chiellini, no ombro esquerdo, durante a partida da fase de grupos do Mundial contra a Itália. Era a terceira vez que o jogador mordia um rival. Em 2010, a vítima foi Bakkal, jogador do PSV Eindhoven e o castigo então foi de sete partidas na Holanda. Há duas temporadas voltou a morder a um jogador, Ivanovic, defesa do Chelsea, em um jogo da Premier League, e recebeu uma multa de 10 jogos. Nesta última ocasião a FIFA castigou-lhe com quatro meses apartado das áreas de jogo, pelo que não poderá competir até outubro. O organismo o considerou culpado de ter violado o artigo 48 do Código Disciplinar da FIFA (agressão a outro jogador) e o 57 (ofensa à desportividade contra outro jogador), e aplicou-lhe a multa desde a partida de oitavos de final.
Suárez nem sequer poderá ser apresentado no Camp Nou nem treinar com seus colegas se o castigo não for revogado.
O jogador e a Associação Uruguaia de Futebol recorreram ao máximo organismo do futebol, mas a Comissão de Apelação recusou nesta quinta-feira as apelações e confirmou "em sua totalidade" a decisão adotada pela Comissão Disciplinar. O jogador poderia recorrer agora ante o TAS, o último recurso que lhe resta para reduzir a sanção.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.