Schumacher sai do coma
O piloto, que sofreu um acidente de esqui em dezembro, deixa o Hospital de Grenoble
Michael Schumacher saiu do estado de coma e deixou nesta segunda-feira o hospital em Grenoble, onde estava internado desde o dia de 29 de dezembro do ano passado, quando sofreu um acidente enquanto esquiava na estação de Meribel. A informação foi confirmada às 7 horas (horário de Brasília) pela assessora do ex-piloto alemão, Sabine Kehm.
"Michael deixou o Hospital Universitário de Grenoble para continuar seu longo processo de reabilitação. Ele não está mais em coma", diz o comunicado emitido por Kehm, que também agradece a todos os funcionários do hospital e pede respeito à privacidade da família Schumacher. "A família gostaria de agradecer por todas as demonstrações de apoio que recebeu. Temos certeza de que elas nos ajudaram", continua a nota.
Já se passaram mais de cinco meses desde o acidente que Schumacher sofreu em um domingo, nos Alpes Franceses, onde tem uma casa de inverno. Naquela manhã, depois das 11 horas, o heptacampeão de Fórmula 1, de 45 anos, saiu da zona demarcada, perdeu o controle de seus esqui e caiu de cabeça em uma pedra.
O resgate, então, o levou de helicóptero ao hospital de Moutiers, e logo depois ele foi transferido para Grenoble, onde já chegou em coma. Os médicos submeterem o ex-piloto a das operações no cérebro, feitas nos dois dias seguintes à sua chegada, para deixar o quadro de saúde estável e, na medida do possível, reduzir os edemas causados pela pancada, assim como a pressão intracraniana. Os prognósticos quanto à saúde de Schumacher mudaram muito ao longo deste tempo, o que acabou por criar uma infinidade de rumores sobre o real estado de saúde do alemão.
No começo de fevereiro, época dos primeiros testes de pré-temporada da Fórmula 1, a equipe médica informou que havia começado e retirar os sedativos, para que ele fosse despertando; em abril, a assessora Sabine Kehm confirmou que o maior mito da história do automobilismo havia começado a reagir a estímulos externos.
"Michael está progredindo, tem momentos de consciência e despertar", disse, na época a alemã. Dois meses depois daquela boa notícia, a desta segunda-feira é infinitamente melhor.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.