Seleccione Edição
Login

O artesão do cangaço

Espedito Seleiro ganha fama no mundo da moda ao reproduzir a sandália de Lampião em sua oficina no sertão do Ceará

  • O artesão Espedito Seleiro, 74 anos, que recriou com cores vivas o modelo de sandália usado por Virgulino Ferreira da Silva, o temido rei do cangaço conhecido como Lampião.
    1O artesão Espedito Seleiro, 74 anos, que recriou com cores vivas o modelo de sandália usado por Virgulino Ferreira da Silva, o temido rei do cangaço conhecido como Lampião.
  • Espedito Seleiro mostra o processo de manufatura da sandália do Lampião.
    2Espedito Seleiro mostra o processo de manufatura da sandália do Lampião.
  • Os sapatos coloridos foram criados por Espedito em uma tentativa de diferenciar o produto que fazia do dos concorrentes. As cores fizeram sucesso e, em 2006, ele foi convidado pela grife Cavalera para fazer os sapatos do desfile da grife na São Paulo Fashion Week.
    3Os sapatos coloridos foram criados por Espedito em uma tentativa de diferenciar o produto que fazia do dos concorrentes. As cores fizeram sucesso e, em 2006, ele foi convidado pela grife Cavalera para fazer os sapatos do desfile da grife na São Paulo Fashion Week.
  • As cores vivas e o estilo "rococó" que fez sucesso nas sandálias foi aplicado pelo artesão em bolsas, coletes, carteiras e até cadeiras e luminárias, que são vendidos para lojas de todo o país.
    4As cores vivas e o estilo "rococó" que fez sucesso nas sandálias foi aplicado pelo artesão em bolsas, coletes, carteiras e até cadeiras e luminárias, que são vendidos para lojas de todo o país.
  • Com o sucesso das peças, os 22 membros da família de Espedito se uniram em uma associação e trabalham juntos na oficina dele em Nova Olinda, Ceará.
    5Com o sucesso das peças, os 22 membros da família de Espedito se uniram em uma associação e trabalham juntos na oficina dele em Nova Olinda, Ceará.
  • Detalhes dos produtos feitos na oficina de Espedito Seleiro em Nova Olinda, Ceará.
    6Detalhes dos produtos feitos na oficina de Espedito Seleiro em Nova Olinda, Ceará.
  • Na oficina em Nova Olinda, um grafite que retrata Lampião e Maria Bonita.
    7Na oficina em Nova Olinda, um grafite que retrata Lampião e Maria Bonita.
  • Retrato de Espedito Seleiro, 74 anos.
    8Retrato de Espedito Seleiro, 74 anos.