Seleccione Edição
Login

Escola municipal das comunidades quilombolas

A estrutura foi melhorada em 2011, com a instalação de bebedouros e doação de livros, mas o Ensino Médio ainda não chegou por lá

  • O transporte escolar das comunidades é o barco. A prefeitura de Oriximiná doa 300 litros por mês para que as crianças sejam levadas à escola, que atende somente o Ensino Fundamental. Os pais quilombolas se revezam para levar e buscar os alunos.
    1O transporte escolar das comunidades é o barco. A prefeitura de Oriximiná doa 300 litros por mês para que as crianças sejam levadas à escola, que atende somente o Ensino Fundamental. Os pais quilombolas se revezam para levar e buscar os alunos.
  • Uma das salas de aula, com carteiras de madeira, trabalhos dos alunos expostos na parede e uma aluna sentada, terminando de corrigir o texto ditado antes do recreio pela professora.
    2Uma das salas de aula, com carteiras de madeira, trabalhos dos alunos expostos na parede e uma aluna sentada, terminando de corrigir o texto ditado antes do recreio pela professora.
  • Em frente à janela da cozinha, crianças aguardam ansiosamente pela merenda. Neste dia, o prato era macarrão com feijão e batatas.
    3Em frente à janela da cozinha, crianças aguardam ansiosamente pela merenda. Neste dia, o prato era macarrão com feijão e batatas.
  • Alunos descem até a escada que dá acesso aos barcos para comer a merenda, na hora do recreio.
    4Alunos descem até a escada que dá acesso aos barcos para comer a merenda, na hora do recreio.
  • A biblioteca, onde faltam estantes para colocar todos os livros. No alto da estante do fundo, tambores usados nas aulas de cultura tradicional, do ritmo carimbó.
    5A biblioteca, onde faltam estantes para colocar todos os livros. No alto da estante do fundo, tambores usados nas aulas de cultura tradicional, do ritmo carimbó.
  • Vista desde o pátio do colégio. Por não haver rede de esgoto, uma tubulação leva os restos de água e alimentos à área mais isolada, onde aparecem urubus, atraídos pelo cheiro forte.
    6Vista desde o pátio do colégio. Por não haver rede de esgoto, uma tubulação leva os restos de água e alimentos à área mais isolada, onde aparecem urubus, atraídos pelo cheiro forte.