Hamilton consegue a primeira pole; Alonso é quinto e Massa, o nono
Raikkonen bate sua Ferrari no Q2 do primeiro Grande Prêmio da temporada ● Pela primeira vez desde 2012, Vettel fica fora do Q3 ● Ricciardo, companheiro de equipe do tetracampeão, sairá em segundo

O primeiro treino de classificação do Mundial de Fórmula 1 começou com surpresa. Todo mundo parecia tranquilo na primeira sessão, até que apareceu a chuva e bagunçou tudo. Foi uma circunstância que acabou sendo decisiva para alguns pilotos. A maioria dos favoritos já havia marcado um tempo e, portanto, conseguiu passar para a rodada seguinte. Mas tanto na segunda como na terceira etapas o sofrimento continuou para todo mundo. A primeira pole do ano ficou com um nome clássico: Lewis Hamilton. O britânico, de 29 anos, soube manter a calma diante das circunstâncias adversas e realizou uma volta espetacular para superar o australiano Daniel Ricciardo, estreante com a Red Bull, e o alemão Nico Rosberg. Fernando Alonso ficou na quinta posição, atrás do McLaren de Magnussen, e Felipe Massa, agora na Williams, vai largar em nono.
O grid
Primeira fila.
Segunda fila.
Terceira fila.
Quarta fila.
Quinta fila.
Sexta fila.
Sétima fila.
Oitava fila.
Nona fila.
Décima fila.
Décima primeira fila.
O primeiro grid da temporada confirmou que a Mercedes tem mesmo o melhor carro do momento, tal como havia demonstrado na pré-temporada. Mas o treino de classificação também revelou que a situação da Red Bull é muito menos catastrófica. A reação da equipe de Adrien Newey foi fulminante nas últimas semanas. De ver seus carros perambular perdidos pela pista nos últimos testes, a equipe da marca de bebidas energéticas passou a lutar pelas primeiras posições. Vettel falhou no Q2, mas Ricciardo mostrou as possibilidades reais da Red Bull. A Ferrari também está na briga, com um Alonso capaz de tirar o melhor do carro em todas as condições. “Era o máximo que podíamos fazer”, disse o espanhol, depois de terminar em quinto. “O objetivo na corrida é basicamente terminar. Melhor ou pior vamos ver. Mas o que pretendo é acabar”, acrescentou.
As surpresas começaram já na primeira parte, quando o francês Romain Grosjean, da Lotus, ficou de fora e reclamou amargamente de sua equipe, após ter sofrido uma saída de pista por culpa da água. Nas duas etapas seguintes, a chuva continuou decisiva. E a primeira grande surpresa aconteceu na segunda parte, quando o atual campeão mundial, Sebastian Vettel, foi eliminado ao ser prejudicado pelas péssimas condições da pista e pela bandeira amarela provocada por um acidente de Kimi Raikkonen a 30 segundos do final. Vettel vai largar amanhã no 13º lugar. A última vez que o alemão não largou entre os 10 primeiros foi no GP de Abu Dhabi de 2012. Naquela prova, ele fez o terceiro melhor tempo, mas foi penalizado por ter ficado sem gasolina ao final de sua volta rápida e por não cumprir a regra da FIA. Largou, então, dos boxes, mas acabou a corrida na terceira posição.
“Não estou contente. Temos que trabalhar muito mais o carro. E o que vamos tentar é acabar a corrida amanhã. Não estamos satisfeitos com a confiabilidade do carro, mas avançamos em relação à pré-temporada”, disse Vettel.
A classificação
1. Lewis Hamilton (R.U./Mercedes), 1:44.231 (média: 183,159 km/h)
2. Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-Renault), 1:44.548
3. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1:44.595
4. Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes), 1:45.745
5. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1:45.819
6. Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso-Renault), 1:45.864
7. Nico Hülkenberg (ALE/Force India-Mercedes), 1:46.030
8. Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso-Renault), 1:47.368
9. Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes), 1:48.079
10. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes), 1:48.147
11. Jenson Button (R.U./McLaren-Mercedes), 1:44.437
12. Kimi Räikkönen (FIN/Ferrari), 1:44.494
13. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1:44.668
14. Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari), 1:45.655
15. Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault), 1:45.867
16. Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes), 1:47.293
17. Max Chilton (R.U./Marussia-Ferrari), 1:34.293
18. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari), 1:34.794
19. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari), 1:35.117
20. Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault), 1:35.157
21. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), 1:36.993
22. Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault), sem tempo.
A decisão do treino de classificação ainda estava por vir. A chuva parou, mas as escuderia continuaram utilizando pneus intermediários porque ainda havia muita água acumulada na pista. As condições pareciam favorecer a experiência de pilotos como Fernando Alonso. Mas o asturiano acabou relegado à quinta posição, enquanto Lewis Hamilton colocava sua Mercedes na pole position. A surpresa mais notável, no entanto, foi ver Daniel Ricciardo na segunda posição. Rosberg foi o terceiro, seguido por Magnussen, em uma demonstração de qualidade em condições ruins. Também foi uma surpresa o russo Daniil Kvyat ter ficado entre os dez primeiros, pela Toro Roso, em sua estreia na Fórmula 1.
Mais informações
