_
_
_
_
_

Roberto Alcántara e John Paton, novos conselheiros do grupo PRISA

A entrada destes profissionais reflete a aposta nas novas tecnologias e a vocação ibero-americana do grupo

John Paton, novo conselheiro do grupo PRISA.
John Paton, novo conselheiro do grupo PRISA.RICARDO GUTIÉRREZ

O Conselho de Administração do grupo PRISA, primeiro grupo de comunicação, educação e entretenimento em língua espanhola e portuguesa, aprovou ontem a incorporação de dois novos conselheiros: o empresário mexicano Roberto Alcántara Rojas e o conselheiro delegado e fundador do grupo norte-americano Digital First Media, John Paton.

A chegada destes novos conselheiros reflete a vocação ibero-americana do grupo PRISA e a sua aposta na América Latina como principal foco das atividades da companhia, e afiança seu objetivo de responder aos desafios das novas tecnologias em todos os âmbitos da informação.

Roberto Alcántara Rojas (México 1950), empresário dedicado ao transporte de longo alcance, é presidente do Grupo Toluca e das linhas aéreas de baixo custo VivaAerobus, que fundou em 2006 com o promotor da irlandesa Ryanair. É acionista e presidente do Conselho de Administração do consórcio Iamsa -Inversionistas em Transportes Mexicanos- que agrupa as maiores empresas de ônibus do México.

Entre 1991 e 1999 foi presidente do Conselho de Administração do BanCrecer, S.A. Alcántara foi incluído na lista dos 100 principais executivos do México que elabora anualmente a CNN.

John Paton (Glasgow, 1957) é conselheiro delegado de Digital First Media, segundo maior grupo de jornais dos Estados Unidos, e o oitavo de notícias por audiência na Internet, que dirige 75 diários e soma 800 projetos on-line. Tem mais de 10.000 empregados e 61 milhões de clientes mensais. Desde maio de 2013 é membro do Conselho de Administração do EL PAÍS.

A carreira de Paton se focou nos jornais, onde foi responsável por edições impressas e on-line em EUA, Canadá, França e Espanha. Em 1998 pulou à Internet. Passou a dirigir um portal de notícias, canoe.com, que é um ícone em seu país de adoção, Canadá. É cofundador da Impremedia, a companhia de informação mais importante para o mundo hispano nos EUA. Em abril de 2009 foi nomeado Editor do ano pela Editor&Publisher. É membro do conselho de assessores da City University da New York Graduate School of Journalism. Licenciado em jornalismo pela Ryerson University (Canadá), estudou na Harvard University Graduate School of Business Administration.

Por outra parte, PRISA comunicou nesta terça-feira à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) que o grupo acionista que controla a companhia viu reduzido sua percentagem de participação no capital por abaixo de 30%. Como consequência, se ativa uma opção de compra pela qual a Telefónica e a Mediaset terão um prazo de 15 dias para adquirir a participação do PRISA em DTS (Digital Plus).

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_