_
_
_
_

‘Gravidade’ e ‘Trapaça’ são os favoritos ao Oscar de 2014

Os filmes de Alfonso Cuarón e David O.Russel chegam à cerimônia de 2 de março com dez indicações cada um ‘12 Anos de Escravidão’, de Steve McQueen, é o segundo, com nove O espanhol ‘Aquel no Era Yo’ concorre como melhor curta-metragem

Cena do filme "Trapaça", um dos favoritos ao Oscar 2014.
Cena do filme "Trapaça", um dos favoritos ao Oscar 2014.

Tudo de acordo com o roteiro, mais ou menos. Os favoritos da véspera são os favoritos finais. Concretamente, Trapaça chega à cerimônia do Oscar de 2014, no próximo dia 2 de março, com o maior número de indicações – dez, empatado com Gravidade – e de vento em popa pelo recente triunfo no Globo de Ouro, e também por aspirar a praticamente todos os prêmios principais: melhor filme, melhor diretor (David O. Russell) e melhor ator e atriz, tanto protagonistas como coadjuvantes (Christian Bale, Amy Adams, Bradley Cooper e Jennifer Lawrence).

Seu principal rival, ao menos em termos de indicações, é Gravidade, do mexicano Alfonso Cuarón. Entretanto, exceto pelo próprio cineasta, candidato a melhor diretor, e por Sandra Bullock, indicada ao prêmio de melhor atriz principal, o drama espacial que ressuscitou o 3D concorre, sobretudo, em categorias técnicas.

Uma a mais, uma a menos, a soma das indicações permite prever uma cerimônia muito disputada. 12 Anos de Escravidão e O Lobo de Wall Street, outros dos filmes mais elogiados do ano, chegam respectivamente com nove e cinco indicações – esta sim, talvez, a única surpresa –, mas estão concorrendo ao prêmio principal, de melhor filme. E seus criadores, McQueen y Scorsese, aspiram ao Oscar de melhor diretor, cuja lista é completada por Alexander Payne, com seu Nebraska. Em princípio, parecem menores as chances dos outros candidatos a melhor filme: Capitão Phillips, Clube de Compras de Dallas, Ela, Philomena e Blue Jasmine –Woody Allen, aliás, não concorre a melhor diretor.

Se muitos desses filmes ainda não chegaram à Espanha, há um espanhol que fará o caminho oposto. O diretor madrilenho Esteban Crespo estará ao vivo na cerimônia do dia 2 de março, no Dolby Theatre: seu curta-metragem Aquel No Era Yo, que retrata o drama de crianças soldados, está entre as cinco obras que concorrem ao prêmio nessa categoria.

Quanto ao melhor ator, o favorito Leonardo DiCaprio, que já ganhou um Globo de Ouro no último domingo por sua interpretação do corretor Jordan Belfort em O Lobo de Wall Street, concorrerá com Bale, Chiwetel Ejiofor, Bruce Dern e Matthew McConaughey.

Entre as intérpretes, o prêmio de melhor atriz acabará nas mãos das já citadas Adams e Bullock, ou de Cate Blanchett (Blue Jasmine), Judi Dench (Philomena) e Meryl Streep (Álbum de Família).

Depois de conseguir o Globo de Ouro de melhor filme não americano, o italiano Paolo Sorrentino fazia piada com a divisão de prêmios nos últimos meses entre o seu A Grande Beleza e Azul É a Cor Mais Quente. A Palma de Ouro de Cannes foi para o filme de Abdellatif Kechiche; prêmio do cinema europeu para Sorrentino. Mas, no Oscar, Azul... não concorrerá, por causa da sua data de estreia. Dessa forma, A Grande Beleza parece ter o caminho livre para o Oscar de melhor filme estrangeiro. Seus rivais serão o dinamarquês A Caça, o cambojano L’Image Manquante, o palestino Omar e o belga Alabama Monroe.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_