_
_
_
_

Apple é multada por não avisar os pais sobre as compras de crianças

A FTC dos EUA obriga a empresa a devolver 32.5 milhões de dólares pelo download de aplicativos

A FTC, a autoridade comercial norte-americana, multou a Apple com um mínimo de 32,5 milhões de dólares por ter permitido que crianças descarregassem aplicativos usando as contas de seus pais, sem avisar os progenitores. Em alguns casos, a despesa das crianças chegou a 3.000 dólares. A Apple se comprometeu a mudar sua política de cobrança.

De hoje em diante, a Apple deverá ter uma aceitação expressa por parte do proprietário do smartphone ou do tablet (a maioria dos casos aconteceram com este aparelho). A prática mais comum é que os pais deixem seu tablet às crianças para jogar, mas esses games gratuitos, com frequência, incluem a compra, para que o personagem continue vivo ou para melhorar seu rendimento. A criança então opta pelo download, que costuma custar entre 99 centavos e 99 dólares.

A FTC justifica a decisão tomada equiparando as proteções ao consumidor do comércio físico às que deveriam ter o virtual. "Não pode ser cobrado dos consumidores as compras não autorizadas", declarou a presidenta da comissão federal do comércio, Edith Ramirez. No entanto, o certo é que o proprietário do tablet cede voluntariamente o aparelho a seu filho, algo que os denunciantes utilizaram junto ao argumento de que a Apple não adverte suficientemente sobre o risco financeiro que implica emprestar o aparelho às crianças com seu próprio login e senha, o que facilita a compra automática.

A FTC indica que a Apple recebeu milhares de queixas de compras não autorizadas. Um consumidor informou que sua filha gastou 2.600 dólares no aplicativo Tap Pet Hotel. De acordo com a denúncia, os consumidores informaram sobre compras de milhões de dólares não autorizadas.

O acordo exige que a Apple modifique suas práticas de cobrança para obter o consentimento expresso e o consentimento informado antes de cobrar pelas despesas de in-app (para melhorias em aplicativos gratuitos). A Apple deve fazer estas mudanças antes de 31 de março de 2014.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

¿Tienes una suscripción de empresa? Accede aquí para contratar más cuentas.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_