Seleccione Edição
Login

ERRADA: Adolfo Suárez (1932-2014)

A lembrança em imagens da trajetória de uma figura-chave na história recente da Espanha

  • O presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, no centro, recebido pelo presidente do Governo, Adolfo Suárez, e o rei Juan Carlos, na sua chegada ao aeroporto de Barajas, em Madri, no dia 25 de junho de 1980.
    1O presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, no centro, recebido pelo presidente do Governo, Adolfo Suárez, e o rei Juan Carlos, na sua chegada ao aeroporto de Barajas, em Madri, no dia 25 de junho de 1980.
  • Adolfo Suárez é recebido pelo 'presidente do País Basco' Carlos Garaikoetxea no dia 9 de dezembro de 1980 no palácio de Ajuria Enea durante a visita de três dias que realizou a Euskadi, em um ano que encerrou com com 92 assassinatos cometidos pelo ETA.
    2Adolfo Suárez é recebido pelo 'presidente do País Basco' Carlos Garaikoetxea no dia 9 de dezembro de 1980 no palácio de Ajuria Enea durante a visita de três dias que realizou a Euskadi, em um ano que encerrou com com 92 assassinatos cometidos pelo ETA. Pool Moncloa
  • O presidente do Governo, Adolfo Suárez, com os representantes da Euskadiko Ezkerra Mario Onaindia (ao centro) e Juan María Bandrés (à direita) em Vitoria, durante sua visita ao ETA no dia 10 de dezembro de 1980.
    3O presidente do Governo, Adolfo Suárez, com os representantes da Euskadiko Ezkerra Mario Onaindia (ao centro) e Juan María Bandrés (à direita) em Vitoria, durante sua visita ao ETA no dia 10 de dezembro de 1980.
  • Fernando Abril Martorell, ex vice-presidente de Assuntos Econômicos, e o presidente do Governo, Adolfo Suárez, conversam animadamente no café do Congresso no dia 9 de setembro de 1980, depois da reestruturação do Governo.
    4Fernando Abril Martorell, ex vice-presidente de Assuntos Econômicos, e o presidente do Governo, Adolfo Suárez, conversam animadamente no café do Congresso no dia 9 de setembro de 1980, depois da reestruturação do Governo.
  • Adolfo Suárez, depois de levantar de sua cadeira, enfrenta a polícia civil que rodeia o general Manuel Gutiérrez Mellado durante o golpe ao Congresso de dos Deputados do dia 23 de fevereiro de 1981.
    5Adolfo Suárez, depois de levantar de sua cadeira, enfrenta a polícia civil que rodeia o general Manuel Gutiérrez Mellado durante o golpe ao Congresso de dos Deputados do dia 23 de fevereiro de 1981. EFE
  • Adolfo Suárez durante o ato de apresentação do Centro Democrático e Social (CDs) no hotel Ritz de Madri, no dia 31 de julho de 1982.
    6Adolfo Suárez durante o ato de apresentação do Centro Democrático e Social (CDs) no hotel Ritz de Madri, no dia 31 de julho de 1982. Cover/Getty
  • Santiago Carrillo y Adolfo Suárez charlan sentados em umas cadeiras no Congreso de los Diputados o 15 de maio de 1983 durante o pleno que aprovou o projeto de lei de expropriação de Rumasa.
    7Santiago Carrillo y Adolfo Suárez charlan sentados em umas cadeiras no Congreso de los Diputados o 15 de maio de 1983 durante o pleno que aprovou o projeto de lei de expropriação de Rumasa.
  • Adolfo Suárez fotografado durante uma entrevista o 17 de novembro de 1985.
    8Adolfo Suárez fotografado durante uma entrevista o 17 de novembro de 1985.
  • Adolfo Suárez repousa seus braços sobre a cadeira e apoia a cabeça neles durante um pleno do Congreso de los Diputados no dia 4 de fevereiro de 1986.
    9Adolfo Suárez repousa seus braços sobre a cadeira e apoia a cabeça neles durante um pleno do Congreso de los Diputados no dia 4 de fevereiro de 1986.
  • Adolfo Suárez, candidato à presidência do Gobierno por el CDS, saúda efusivamente a um paisano durante sua visita eleitoral a seu povo natal, Cebreros (Ávila), o 30 de maio de 1986, durante a campanha para as Elecciones Generales do 22 de junho de 1986.
    10Adolfo Suárez, candidato à presidência do Gobierno por el CDS, saúda efusivamente a um paisano durante sua visita eleitoral a seu povo natal, Cebreros (Ávila), o 30 de maio de 1986, durante a campanha para as Elecciones Generales do 22 de junho de 1986.
  • Adolfo Suárez assiste, acompanhado de sua esposa Amparo Illana (d), e de sua filha maior, Mariam Suárez (i), à celebração da onomástica de Don Juan Carlos I. A fotografia foi realizada nos jardins do Campo del Moro del Palacio Real de Madrid o 24 de junho de 1987.
    11Adolfo Suárez assiste, acompanhado de sua esposa Amparo Illana (d), e de sua filha maior, Mariam Suárez (i), à celebração da onomástica de Don Juan Carlos I. A fotografia foi realizada nos jardins do Campo del Moro del Palacio Real de Madrid o 24 de junho de 1987.
  • Adolfo Suárez toca a pandereta em maio de 1987, durante a campanha do CDS das eleições autárquicas, autonômicas e europeias do 10-J em Ponferrada (León), onde a caravana eleitoral coincidiu com um casamento.
    12Adolfo Suárez toca a pandereta em maio de 1987, durante a campanha do CDS das eleições autárquicas, autonômicas e europeias do 10-J em Ponferrada (León), onde a caravana eleitoral coincidiu com um casamento.
  • Adolfo Suárez fotografado durante uma entrevista, o 2 de fevereiro de 1988.
    13Adolfo Suárez fotografado durante uma entrevista, o 2 de fevereiro de 1988.
  • Adolfo Suárez, de costas, abandona o colégio eleitoral após votar nas eleições gerais do 29 de outubro de 1989.
    14Adolfo Suárez, de costas, abandona o colégio eleitoral após votar nas eleições gerais do 29 de outubro de 1989.
  • Adolfo Suárez posa sonriente em seu despacho. A imagem é de 15 de maio de 1991
    15Adolfo Suárez posa sonriente em seu despacho. A imagem é de 15 de maio de 1991
  • Adolfo Suárez recebe a ovação dos assistentes à entrega dos Premios Príncipe de Asturias, depois de recolher o galardão do Premio à Concordia. Noviembre de 1996.
    16Adolfo Suárez recebe a ovação dos assistentes à entrega dos Premios Príncipe de Asturias, depois de recolher o galardão do Premio à Concordia. Noviembre de 1996. Efe
  • Adolfo Suárez recebe a felicitación do chanceler alemão Helmut Kohl depois de receber em Oviedo el Premio Príncipe de Asturias à Concordia em novembro de 1996.
    17Adolfo Suárez recebe a felicitación do chanceler alemão Helmut Kohl depois de receber em Oviedo el Premio Príncipe de Asturias à Concordia em novembro de 1996. EFE
  • De esquerda a direita, Leopoldo Calvo Sotelo, José María Aznar (anfitrião do encontro), Adolfo Suárez y Felipe González, fotografados no palácio da Moncloa com motivo do 20º aniversário das primeiras eleições democráticas depois da Guerra Civil. Este encontro dos quatro presidentes do Gobierno celebrou-se o 13 de junho de 1997.
    18De esquerda a direita, Leopoldo Calvo Sotelo, José María Aznar (anfitrião do encontro), Adolfo Suárez y Felipe González, fotografados no palácio da Moncloa com motivo do 20º aniversário das primeiras eleições democráticas depois da Guerra Civil. Este encontro dos quatro presidentes do Gobierno celebrou-se o 13 de junho de 1997.
  • Investidura de Adolfo Suárez como Doctor 'Honoris Causa' por la Universidad Politécnica de Madrid. Na fotografia, o reitor da universidade, Saturnino de la Plaza, coloca o birrete sobre a cabeça de Suárez. A cerimônia teve local o 2 de março de 1998.
    19Investidura de Adolfo Suárez como Doctor 'Honoris Causa' por la Universidad Politécnica de Madrid. Na fotografia, o reitor da universidade, Saturnino de la Plaza, coloca o birrete sobre a cabeça de Suárez. A cerimônia teve local o 2 de março de 1998.
  • O rei Juan Carlos I e Adolfo Suárez conversam em suas localidades de barreira durante uma corrida de touros da feira de San Isidro na praça de Las Ventas de Madrid o 3 de junho de 1998.
    20O rei Juan Carlos I e Adolfo Suárez conversam em suas localidades de barreira durante uma corrida de touros da feira de San Isidro na praça de Las Ventas de Madrid o 3 de junho de 1998.
  • Multitudinaria manifestação contra ETA em Madrid, o 23 de janeiro de 2000, em repulsa pelo primeiro atentado depois da trégua que custou a vida ao tenente coronel Pedro Antonio Blanco. Portando o cartaz, na cabeceira, de esquerda a direita, José María Álvarez del Manzano, prefeito de Madrid; Felipe González, ex-presidente do Gobierno; Leopoldo Calvo Sotelo, ex-presidente do Gobierno; Adolfo Suárez, ex-presidente do Gobierno; Joaquín Almunia, líder do PSOE; José María Aznar, presidente do Gobierno y Javier Arenas, secretário geral do PP.
    21Multitudinaria manifestação contra ETA em Madrid, o 23 de janeiro de 2000, em repulsa pelo primeiro atentado depois da trégua que custou a vida ao tenente coronel Pedro Antonio Blanco. Portando o cartaz, na cabeceira, de esquerda a direita, José María Álvarez del Manzano, prefeito de Madrid; Felipe González, ex-presidente do Gobierno; Leopoldo Calvo Sotelo, ex-presidente do Gobierno; Adolfo Suárez, ex-presidente do Gobierno; Joaquín Almunia, líder do PSOE; José María Aznar, presidente do Gobierno y Javier Arenas, secretário geral do PP.
  • O Rey Juan Carlos abraça ao ex-presidente do Gobierno Adolfo Suárez em presença de seu filho Adolfo Suárez Illana como amostra de pesa pela morte de sua esposa, Amparo Illana, o 18 de maio de 2001.
    22O Rey Juan Carlos abraça ao ex-presidente do Gobierno Adolfo Suárez em presença de seu filho Adolfo Suárez Illana como amostra de pesa pela morte de sua esposa, Amparo Illana, o 18 de maio de 2001. Efe
  • Os ex-presidentes do Gobierno Felipe González y Adolfo Suárez saúdam-se ao início da solene sessão do Congreso, conmemorativa do XXV aniversário das eleições de 1977, o 14 de junho de 2002.
    23Os ex-presidentes do Gobierno Felipe González y Adolfo Suárez saúdam-se ao início da solene sessão do Congreso, conmemorativa do XXV aniversário das eleições de 1977, o 14 de junho de 2002. EFE
  • Adolfo Suárez caçoa com o Rey Juan Carlos durante a cerimônia de entrega do Premio del Grupo Correo-Prensa Española aos valores humanos, concedido a Suárez, em abril de 2002.
    24Adolfo Suárez caçoa com o Rey Juan Carlos durante a cerimônia de entrega do Premio del Grupo Correo-Prensa Española aos valores humanos, concedido a Suárez, em abril de 2002. EFE
  • Desfile militar conmemorativo da Fiesta Nacional de España em Madrid o 12 de outubro de 2002. Na imagem, de esquerda a direita, Andrés Pastrana, José Luis Rodríguez Zapatero, Leopoldo Calvo-Sotelo y Adolfo Suárez.
    25Desfile militar conmemorativo da Fiesta Nacional de España em Madrid o 12 de outubro de 2002. Na imagem, de esquerda a direita, Andrés Pastrana, José Luis Rodríguez Zapatero, Leopoldo Calvo-Sotelo y Adolfo Suárez.
  • O rei Juan Carlos passeia com o ex-presidente do Gobierno Adolfo Suárez pelo jardim de sua casa durante a visita na que os Reyes lhe fizeram entrega do Toisón de Oro o 17 de julho de 2008. A fotografia, na que o Rey passa o braço pelo ombro de Suárez enquanto caminham de costas, foi tomada por seu filho Adolfo e recebeu o prêmio Ortega y Gasset de Fotoperiodismo do ano 2008.
    26O rei Juan Carlos passeia com o ex-presidente do Gobierno Adolfo Suárez pelo jardim de sua casa durante a visita na que os Reyes lhe fizeram entrega do Toisón de Oro o 17 de julho de 2008. A fotografia, na que o Rey passa o braço pelo ombro de Suárez enquanto caminham de costas, foi tomada por seu filho Adolfo e recebeu o prêmio Ortega y Gasset de Fotoperiodismo do ano 2008.