Walmart troca sua cúpula executiva

Doug McMillon substitui a Mike Duke à frente da maior rede varejista do mundo

Doug McMillon, o novo homem forte do Walmart.
Doug McMillon, o novo homem forte do Walmart.April L Brown (AP)

Mudança na cúpula executiva de Walmart, e de surpresa. A maior rede varejista do mundo eleva Doug McMillon ao posto de CEO. O até agora responsável pelas operações internacionais da companhia substitui Mike Duke. A reorganização foi anunciada na mesma semana que começa a temporada de compras natalinas nos Estados Unidos.

A companhia Walmart explicou que Duke, de 63 anos, deixou o gerenciamento diário da companhia por que se aposenta e assegura que a mudança acontece em um momento de “fortalecimento” e “crescimento”. Também disse que a rede conta neste momento com a estratégia adequada e com uma sólida equipe diretiva para levar adiante o plano desenhado por McMillon, concentrado mais na logística.

Mas, em que pese as garantias dadas em Bentonville (Arkansas), é sabido que a empresa, a maior empregadora privada dos EUA, tem sofrido ataques a sua imagem por causa das condições trabalhistas e do dano feito pela atual executiva com o escândalo do pagamento de subornos a servidores públicos no México. Além disso, a rede busca novas vias para crescer no comércio eletrônico.

A mudança será efetivada no começo do ano que vem. McMillon, de 47 anos, assumirá o comando em  1o de fevereiro e ocupará também uma cadeira no conselho de administração. Durante três anos, ele foi presidente executivo da filial Sam´s Club. Duke, por sua vez, seguirá como assessor do Walmart por um ano para facilitar a transição.