_
_
_
_
_

Em decisão inédita, Sérgio Moro se afasta de processos contra blogueiro petista

Juiz se declarou suspeito para atuar em dois casos, mas afirmou não haver "base legal" para o afastamento

Gil Alessi

Em uma decisão inédita nos mais de três anos da Operação Lava Jato, o juiz federal Sérgio Moro se declarou suspeito para atuar nos processos envolvendo o blogueiro petista Eduardo Guimarães. Agora, os dois casos sob responsabilidade do magistrado que tinham relação com o jornalista serão encaminhados para outras varas judiciais de Curitiba. O pedido de suspeição havia sido feito pela defesa do blogueiro, que argumentou haver “inimizade capital e notória” entre ele e Moro, e apresentou uma representação contra o juiz no Conselho Nacional de Justiça. Em despacho publicado nesta terça-feira, o juiz afirma que “inexiste qualquer causa legal de suspeição”, mas para “evitar qualquer dúvida quanto à lisura do realizado e da continuidade do processo, acolho, pelo motivo elencado, a exceção de suspeição”.

O juiz Sérgio Moro durante palestra em Portugal.
O juiz Sérgio Moro durante palestra em Portugal.PATRICIA DE MELO MOREIRA (AFP)

O pedido de suspeição feito pela defesa tem como base um inquérito policial aberto em 2015 a pedido da Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe), da qual Moro faz parte, para apurar supostas ameaças feitas pelo blogueiro contra o juiz. "Os delírios de um psicopata investido de um poder discricionário como Sergio Moro vão custar seu emprego, sua vida”, teria escrito Guimarães em seu site à época. Para os advogados do blogueiro, a investigação pedida pela Apajufe manifestaria a vontade de Moro de ver o jornalista denunciado por ameaça ou injúria, algo que o magistrado nega. "Cumpre destacar que este julgador não tem 'inimizade capital' com quem quer que seja", escreveu em seu despacho o titular dos processos da Lava Jato em Curitiba.

Mais informações
Caso de blogueiro reacende debate sobre métodos de Moro na Lava Jato
Sérgio Moro recua e exclui de processo nome de fonte de blogueiro Eduardo Guimarães
Sucessão de Janot começa com elogios abertos e críticas sutis à Lava Jato
Nomeação de Torquato na Justiça acende alerta na PF e no Ministério Público
Operação Lava Jato diminuiu durante o Governo Temer

Em março deste ano Moro determinou a condução coercitiva de Guimarães para depor em um processo envolvendo o vazamento de informações sobre a condução coercitiva do ex-presidente Lula, ocorrida em março de 2016. O blogueiro, que edita o site Blog da Cidadania, crítico de Michel Temer, teria obtido em primeira mão a data e horário da ação contra o petista, e teria, de acordo com o Ministério Público, avisado assessores do petista – fato confirmado pelo jornalista. O pedido do magistrado para que o jornalista revelasse quem era sua fonte foi duramente criticado, uma vez que a Constituição garante este sigilo aos profissionais da imprensa. Além disso, ele teve seus sigilos telefônicos quebrados com autorização de Moro.

Posteriormente o juiz recuou, e afirmou que “considerando o valor da imprensa livre em uma democracia e não sendo a intenção deste julgador ou das demais autoridades envolvidas na investigação colocar em risco essa liberdade e o sigilo de fonte, é o caso de rever o posicionamento anterior e melhor delimitar o objeto do processo”. Ele pediu que fosse excluído do processo o nome da fonte de Guimarães.

No despacho em que se afasta do caso, Moro diz que “pode-se discordar” das ações tomadas por ele ao longo do processo envolvendo o blogueiro, “mas o caminho seria o recurso e não a exceção de suspeição”. Ele afirma ainda que chegou a indeferir em fevereiro deste ano um pedido feito pela polícia e pelo MPF para quebra de sigilo de dados de Guimarães, “mas houve insistência pelas autoridades”.

A polêmica com Guimarães foi apenas mais uma envolvendo Moro. Ele já havia sido alvo de críticas ao levantar o sigilo de grampos telefônicos que gravaram conversas de Lula com a então presidenta Dilma Rousseff, em março de 2016. A ação, apontada por juristas como ilegal, foi condenada pelo então relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, morto em janeiro de 2017.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_