_
_
_
_
_
AO VIVO

Morre Teori Zavascki, relator da Lava Jato. Siga as últimas notícias

Acompanhe em tempo real a repercussão da morte do magistrado do Supremo Tribunal Federal

Equipes de resgate buscam os corpos das vítimas da tragédia com o avião que transportava o ministro do STF Teori Zavascki, em Paraty.
Equipes de resgate buscam os corpos das vítimas da tragédia com o avião que transportava o ministro do STF Teori Zavascki, em Paraty. BRUNO KELLY (REUTERS)

Teori Zavascki, ministro do STF (Supremo Tribunal Eleitoral) e relator da Operação Lava Jato na corte, morreu nesta quinta-feira em um acidente aéreo na região de Paraty, no litoral do Rio de Janeiro. A morte do magistrado, o qual o Brasil seguia de perto por causa de sua centralidade na megainvestigação da Petrobras, choca o mundo político e deve ter consequências práticas para o andamento da Lava Jato.

Veja como contamos em tempo real as notícias nas primeiras horas após o acidente.

Celso de Mello surge como favorito até agora para assumir a Lava Jato no STF http://cort.as/sDmW
Região onde caiu avião de Teori Zavascki tem histórico de acidentes http://cort.as/sDhL
O que se sabe até agora do acidente de avião que matou Teori Zavascki http://cort.as/sDfg
Em um primeiro momento a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que a aeronave não tinha caixa preta, considerada fundamental para esclarecer as causas de acidentes aéreos, mas ela foi encontrada na tarde desta sexta-feira.
O velório do ministro do STF Teori Zavascki foi marcado para as 11h de sábado, no plenário do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre. O enterro será a partir das 18h, no cemitério Jardim da Paz, na mesma cidade.
O Ministério Público Federal em Angra dos Reis instaurou inquérito para apurar as causas da queda do avião que transportava Teori. Os procuradores requisitaram à Anac e à Aeronáutica documentos sobre manutenção do avião e gravações de conversa entre piloto e torre de controle.
"Somente os sem-imaginação ou interessados em abafar supostos crimes espiam, de cara, com olhos frios e técnicos. Do alto da sua pedreira espiritual em Curitiba,Paulo Leminski dá a letra: “Confira/ tudo que/ respira/ conspira”, leia a coluna de Xico Sá, http://cort.as/sD2a
Gustavo Cunha Mello, analista de gerenciamento de risco, avalia as circunstâncias da queda da aeronave que matou o ministro do STF Teori Zavascki: “Sabotagem não pode ser descartada, mas a probabilidade é muito baixa” http://cort.as/sCvj
Bombeiros resgatam quinto corpo do mar, que seria do piloto do avião Osmar Rodrigues, de 56 anos.
O grupo Emiliano acaba de confirmar a identidade das duas mulheres que viajavam no avião com Teori. São Maira Panas, de 23 anos, e a mãe dela, Maria Ilda Panas, de 55. A jovem era massoterapueta do também falecido Carlos Alberto, dono do Hotel Emiliano e amigo de Teori.
Francisco, o filho de Teori falou para à Rádio Estadão: "Seria muito ruim para o País ter um ministro do Supremo assassinado". "É preciso investigar a fundo e saber se foi acidente ou não, que a verdade venha à tona seja ela qual for", disse.
Os bombeiros retiraram outro corpo dos destroços do avião, cuja identidade não foi revelada. Com este já são quatro os cadáveres encontrados. Teori e o empresário Carlos Alberto, viajavam duas mulheres, além de com o piloto da aeronave.
Na madrugada desta sexta-feira, a equipe do Corpo de Bombeiros retirou da aeronave o corpo do ministro. O cadáver do empresário Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, fundador do Grupo Emiliano, também foi recuperado. Ambos seguiram para o IML de Angra dos Reis (RJ)
Uma equipe da Polícia Federal foi deslocada para investigar o incidente em Paraty. A Aeronáutica também destacou militares especializados em acidentes aéreos para apurar as razões da queda do avião.
Morte de Teori Zavascki converte Lava Jato em um enigma http://cort.as/sBKd
O que acontece agora com a Lava Jato no Supremo? http://cort.as/sAvt
O ex-governador Ciro Gomes, que tem se apresentado como presidenciável pelo PDT, reverbera nas redes sociais as teorias da conspiração que circulam sobre a morte do ministro Teori Zavascki.
Cármen Lúcia diz que Zavascki "representa um dos pontos altos na história da nossa Justiça. Seu trabalho permanecerá para sempre, e a sua presença e o seu exemplo ficarão como um rumo do qual não nos desviaremos, cientes de que as pessoas morrem, suas obras e seus exemplos, não".

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_