Seleccione Edição
Entra no EL PAÍS
Login Não está cadastrado? Crie sua conta Assine

Serena Williams responde aos comentários racistas do romeno Ilie Nastase

Norte-americana chama o ex-tenista de “covarde” depois de ele ter se referido de maneira ofensiva e preconceituosa à sua gravidez recém-descoberta

Serena Williams racismo
Ilie Nastase e, à direita, a tenista Serena Williams.

“Fico decepcionada ao saber que vivemos em uma sociedade onde gente como Ilie Nastase pode fazer tais comentários racistas sobre meu bebê ainda não nascido e sobre mim, e comentários sexistas sobre minhas colegas”, assim começa a resposta que Serena Williams dedica a Ilie Nastase. Depois de saber que a número 1 do tênis feminino vai ser mãe, o ex-jogador romeno se referiu à notícia de um modo ofensivo. “Vamos ver de que cor é. Chocolate com leite?”, ouviram-no dizer. E agora Williams não quis ficar calada e publicou uma mensagem em sua conta do Instagram, na qual tem 5,6 milhões de seguidores.

“Já disse uma vez e voltarei a dizer: o mundo chegou longe, mas há muito por fazer. Sim, superamos barreiras, mas existem outras tantas. Nem isso nem qualquer outra coisa me impedirá de trazer o amor, a luz e o positivo em tudo o que empreender. Continuarei travando os combates que considerar justos. Não tenho medo. Ao contrário de você, não sou covarde”, disse ela a Nastase. “Você pode atirar em mim com as suas palavras, pode tentar matar-me com o seu ódio, mas como o ar, eu me elevo”, escreve a tenista. Em sua mensagem no Instagram, que já tem mais de 140.000 curtidas, termina com um pedido: “Humildemente, agradeço à ITF qualquer consideração dada a todos os fatos neste caso. Terá meu completo apoio”.

Nastase, campeão de Roland Garros (1973) e do US Open (1972), atualmente está suspenso pela Federação Internacional de Tênis (ITF) pelos incidentes que protagonizou na eliminatória passada da Copa Federação entre a Romênia, equipe da qual é capitão, e a Grã-Bretanha: foi expulso por insultar a tenista Johanna Konta e a capitã Anne Keothavong.

No final do mês de dezembro, Serena Williams anunciou seu casamento com Alexis Ohanian. E em 20 de abril a tenista divulgou com uma imagem nas redes sociais que esperavam o primeiro filho. Horas antes do texto censurando os comentários racistas de Nastase, a tenista publicara a primeira foto em sua conta do Instagram mostrando sua incipiente barriga. Junto à imagem, uma mensagem dedicada a seu filho: “Meu querido bebê, você me deu a força que não sabia que tinha. M ensinou o verdadeiro significado da serenidade e da paz. Mal posso esperar para te conhecer.” Uma mensagem na qual aproveitava para anunciar a felicidade também por ter recuperado o trono do tênis feminino.

MAIS INFORMAÇÕES