_
_
_
_
_

Resultado do segundo turno das Eleições municipais 2016

Eleitores de 57 municípios do Brasil foram às urnas neste domingo no segundo 2º turno

Novo prefeito de Porto Alegre comemora a vitória.
Novo prefeito de Porto Alegre comemora a vitória.Agência RBS/Folhapress

Eleições 2016: Em todo o Brasil, cerca de 33 milhões de eleitores voltaram às urnas em 57 municípios para votar para prefeito. Entre as cidades que levaram a disputa para prefeitura ao segundo turno estão 18 capitais estaduais: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Vitória, Florianópolis, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Aracaju, Maceió, Recife, Fortaleza, São Luís, Macapá, Belém, Manaus e Porto Velho. Apesar de ter algumas urnas ainda em apuração, todas as cidades brasileiras já sabem o resultado da eleição. No Rio, Marcelo Crivella (PRB) foi eleito com 59,37%; em Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS) venceu com 52,98%. Em diferentes capitais, a soma de abstenções e votos nulos e brancos foi maior do que a votação dos candidatos eleitos.

Veja como contamos o segundo turno das Eleições 2016:

Ao menos nas capitais Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS), o número de abstenções e votos nulos e brancos somados foi maior do que a votação dos candidatos vencedores à prefeitura.
Rafael Greca é eleito e volta à Prefeitura de Curitiba após 20 anos: disputa na capital paranaense foi marcada por empate técnico na véspera e ocupações de escolas http://cort.as/nZsl
A imagem suavizada de Crivella que lhe garantiu a prefeitura: http://cort.as/mCal
Análise do cientista político Maurício Santoro, professor da UERJ:
Pronunciamento do senador e ex-ministro Romero Jucá (PMDB) sobre o resultado do segundo turno das eleições municipais.
Apesar de ter algumas apurações ainda em andamento, todas as cidades brasileiras já sabem quem serão seus prefeitos pelos próximos quatro anos.
Vitória de Kalil em Belo Horizonte joga areia nos planos de Aécio para 2018 http://cort.as/nZne
Na região Norte, foram eleitos: Artur Neto (PSDB), em Manaus (AM), com 55,96%; Zenaldo Coutinho (PSDB), em Belém (PA), com 52,33%; Dr Hildon (PSDB), em Porto Velho (RO), com 65,15%; e Clécio (REDE), em Macapá (Amapá), com 60,50%.
Na região Nordeste, foram eleitos: Edivaldo Holanda Júnior (PDT), em São Luís (MA), com 53,94%; Edvaldo Nogueira (PC do B), em Aracaju (SE), com 52,11%; e Rui Palmeira (PSDB), em Maceió (AL), com 60,05%.
Na região Nordeste, foram eleitos: Roberto Claudio (PDT), em Fortaleza (CE), com 53,57%; Geraldo Julio (PSB), em Recife (PE), com 61,30%...
Na região Centro-Oeste, foram eleitos: Iris Rezende (PMDB), em Goiânia (GO), com 57,70%; Marquinhos Trad (PSD), em Campo Grande (MS), com 58,77%; e Emanuel Pinheiros (PMDB), em Cuiabá (MT), com 60,41%.
Ao total, 220 locais de votação tiveram de ser alterados por conta das ocupações de escolas em protesto contra a reforma eleitoral. Custo adicional supera os 3 milhões de reais. A maioria dos locais que tiveram de ser alterados, 206, foi no Paraná.
Na região Sudeste, foram eleitos: Marcelo Crivella (PRB), no Rio de Janeiro (RJ), com 59,37%; Alexandre Kalil (PHS), em Belo Horizonte (MG), com 52,98%; e Luciano Rezende (PPS), em Vitória (ES), com 51,19%
Presidente do TSE diz que abstenções em colégios eleitorais que tiveram biometria é de 11%, em média. Do país, passa dos 20%.
Na região Sul, foram eleitos: Rafael Greca (PMN), em Curitiba (PR), com 53,25%; e Nelson Marchezan Junior, em Porto Alegre (RS), com 60,50%.
Com apuração do segundo turno encerrada em quase todo o Brasil, todas as capitais já têm prefeitos definidos.
Começam os memes após a vitória de Marcelo Crivella no Rio
O tucano Rui Palmeira (PSDB) foi eleito em Maceió com 59% dos votos.
O pastor Silas Malafaia comemorou a eleição de Crivella no Rio. Famoso pelas frases polêmicas e homofóbicas, ele participou ativamente da campanha do bispo licenciado.
O peemedebista Bernardo Rossi vence a eleição em Petrópolis. Ele derrotou o atual prefeito Rubens Bontempo (PSB) com 52,65% dos votos.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_