A Câmara dos Deputados elege nesta quarta-feira o novo presidente da Casa. A disputa, que envolvia 13 deputados, será decidida em segundo turno entre Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Rogério Rosso (PSD-DF), que receberam 120 e 106 votos, respectivamente. O parlamentar vai ocupar o lugar do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou ao cargo na semana passada, em um mandato tampão até fevereiro do ano que vem.
As inscrições para a candidatura se encerraram às 12h, mas os deputados tinham até uma hora antes das eleições — previstas inicialmente para as 16h, mas adiadas pelo presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), para as 19h, e, minutos depois, antecipada para as 17h30 — para desistir. Beto Mansur, do PRB de São Paulo, foi o primeiro a anunciar a retirada da sua candidatura. Em seguida, a deputada Maria do Rosário (PT-RS) e Fausto Pinato (PP-SP) fizeram o mesmo. Gilberto Nascimento retirou-se da disputa apenas ao fazer seu discurso para pedir voto. Restaram 13 parlamentares na disputa.
Acompanhe as movimentações ao vivo:
Com campanha anti-Cunha, Rodrigo Maia vence e comanda a Câmara até fevereiro http://cort.as/iscI
O presidente interino Michel Temer ligou para Rodrigo Maia para parabenizá-lo pela vitória. Telefonou também para Rogerio Rosso e disse que ele foi muito elegante na disputa.
"Isso era uma loucura", diz Maia em relação à própria candidatura. Ele agradece a uma série de deputados de vários partidos. "É difícil falar neste momento, eu nunca tinha sentado nesta cadeira", discursa o novo presidente da Câmara.
Já sentado na cadeira da presidência da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) agradece a Rubens Bueno (PPS-PR), Afonso Florence (PT-BA) e Rogério Rosso (PSD-DF) e chora ao mencionar o pai, o ex-prefeito do Rio de Janeiro César Maia.
Rodrigo Maia (DEM-RJ), com 285 votos, é o novo presidente da Câmara dos Deputados. Rogério Rosso (PSD-DF) recebeu 170 votos. Cinco deputados votaram em branco. O anúncio do resultado foi recebido com gritos de "fora, Cunha".
Rosso eleogia história da família de Maia e destaca sua história de vida "simples". "Já venceu a renovação, já venceu a esperança", diz Rosso, lembrando que em Brasíia não tem eleição municipal e que ele, como mora lá, não vai precisar de avião pra ir para casa.
Maia relembra seu passado no parlamento. "Cheguei deputado muito jovem e muito tímido". Seu adversário, Rogério Rosso (PSD-DF), está no primeiro mandato.