_
_
_
_
_

Chile vence a Argentina e é campeão da Copa América Centenário

Após 0 a 0 no tempo normal, chilenos fazem 4 a 2 nos pênaltis e conquistam o título

Messi perdeu pênalti na decisão.
Messi perdeu pênalti na decisão.David Fernández (EFE)

O Chile é campeão da Copa América Centenário. A vitória por 4 a 2 sobre a Argentina foi novamente nos pênaltis, a exemplo do que aconteceu na final do torneio do ano passado. O roteiro de 2016, aliás, também foi o mesmo no tempo normal e na prorrogação: empate por 0 a 0. Messi, mais uma vez, decepcionou com a camisa da seleção. A grande estrela argentina perdeu pênalti e roubou a cena enquanto os chilenos comemoravam. Sentou sozinho no banco de reservas e chorou muito. Foi consolado por seus colegas de time e até por alguns adversários. O craque está pressionado pelos 23 anos de jejum de títulos da Argentina. A última conquista foi na Copa América de 1993. De lá para cá foram sete derrotas em finais: quatro vezes na Copa América (2004, 2007, 2015 e 2016), duas na Copa das Confederações (1995 e 2005) e uma na Copa do Mundo (2014).

Após o jogo, muito abatido, Messi disse ao canal TyC Sports que não joga mais pela seleção argentina. "Não dá, não passamos outra vez nos pênaltis. É a terceira final seguida. Nós buscamos, tentamos. É difícil, o momento é difícil para fazer uma análise. No vestiário pensei que acabou para mim a seleção, que não é para mim. É o que sinto agora, uma tristeza grande que volto a sentir. Foram quatro finais, infelizmente não consegui. Era o que mais desejava. É para o bem de todos. Por mim e por todos. Muitos desejam isso. Não se conformam com chegar a final, nós também não nos conformamos. Perdemos outra vez nos pênaltis".

Apesar do peso cair todo sobre Messi, foi o atacante Higuaín quem, mais uma vez, perdeu gol feito em uma final pela seleção argentina. Aos 20 minutos do primeiro tempo, ele ganhou um presente do chileno Medel, que errou na saída de bola, e ficou cara a cara com Bravo. O atacante do Napoli tocou por cima do goleiro e perdeu chance incrível para abrir o placar. Sete minutos depois, o chileno Marcelo Diaz fez falta dura em Messi e foi expulso pelo árbitro brasileiro Heber Roberto Lopes. A vantagem numérica, porém, não foi suficiente para a Argentina. E durou pouco. Aos 41, Rojo entrou por trás em Vidal e também levou o cartão vermelho.

Com 10 de cada lado, o segundo tempo tinha tudo para ser espetacular, mas o que se viu foi jogadores cansados e muita marcação no meio de campo. Nenhum lance claro de gol aconteceu até o primeiro tempo da prorrogação, quando Messi cobrou falta na área e Aguero, que havia entrado no lugar de Higuaín, desviou de cabeça para defesa espetacular de Bravo. Fim de jogo, 0 a 0.

Nos pênaltis, Messi e Biglia perderam para a Argentina. Vidal foi a único chileno a desperdiçar a cobrança. Francisco Silva foi o último a bater e não decepcionou: fechou a partida em 4 a 2 e deu ao Chile o bicampeonato da Copa América. A próxima edição do torneio acontece em 2019, no Brasil.

Veja como contamos Argentina x Chile pela Copa América no minuto a minuto:

Ficamos por aqui! Muito obrigado pela companhia e até a próxima.
A próxima edição da Copa América acontece em 2019, no Brasil.
Claudio Bravo, goleiro que salvou o Chile em defesa espetacular no primeiro tempo da prorrogação, levantou o troféu. Chile campeão!
A culpa cai toda sobre Messi, mas foi Higuaín quem perdeu, mais uma vez, um gol feito em final de campeonato pela Argentina. Foi assim na Copa do Mundo de 2014 (em cima), na Copa América de 2015 (embaixo, à esquerda) e agora (embaixo, à direita).
Vargas, o artilheiro da Copa América.
Alexis Sánchez, o melhor jogador da Copa América Centenário.
E a festa do Chile! Bicampeão da Copa América!!
O pênalti perdido por Messi foi à la Baggio na final da Copa do Mundo de 1994, também nos Estados Unidos.
A festa é dos chilenos, mas Messi é o grande personagem da final.
A capa do jornal argentino Olé.
Messi, que isolou sua cobrança, está arrasado no banco de reservas.
Final nos pênaltis, 4 a 2 para o Chile, campeão da Copa América Centenário!
GOOOOOOOOOOOOOOOLLLLL DO CHILE!! O CHILE É BICAMPEÃO DA COPA AMÉRICA!!
Se o Chile fizer agora, acabou. Silva na bola.
Bravo defendeu o pênalti de Biglia!! Chile 3 a 2.
Beausejour bate bem! Chile 3 a 2.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_