_
_
_
_
_

PMDB rompe com o Governo Dilma

Maior partido do Congresso deixa de apoiar Planalto, movimento crucial para impeachment Acompanhe as últimas notícias da crise política brasileira

Eduardo Cunha, Romero Juca e Eliseu Padilha, na convenção do PMDB.
Eduardo Cunha, Romero Juca e Eliseu Padilha, na convenção do PMDB.EVARISTO SA

O PMDB, maior partido do Congresso e aliado, até agora, do Governo Dilma Rousseff anunciou em uma sessão relâmpago na terça-feira, no Congresso, o rompimento com o Planalto, após anos de aliança que vinha desde a gestão Lula. A saída, costurada pelo vice-presidente Michel Temer, é considerado um movimento crucial a favor do processo do impeachment da presidenta. A tendência é que outras siglas deixem o Governo acompanhando o desembarque. Dilma Rousseff e aliados, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dizem que é possível manter Governo apenas com peemedebistas dissidentes. Acompanhe as últimas notícias da crise política.

PMDB abandona Dilma e celebra mais um passo para “Temer presidente”. http://cort.as/dXvi
De saída do Governo, sigla fica longe do PT, mas não da Lava Jato. http://cort.as/dXvW
Sérgio Moro pede desculpa por “polêmica”de áudios de Lula e isenta Dilma. Entenda aqui: http://cort.as/dXsl
Enquanto isso, no microcosmo da política paulistana, os tucanos sofrem reveses com prisão na máfia da merenda e trensalão. Entenda aqui: http://cort.as/dXqc
Após o anúncio do PMDB, Dilma Rousseff decidiu cancelar a viagem que faria nesta semana para os EUA, onde participaria da Cúpula de Segurança Nuclear. Caso participasse do compromisso, Michel Temer assumiria a Presidência. Leia mais na Agência Brasil. http://cort.as/dXj5
Após abandonar o Governo, a internet não perdoou o PMDB.
Brasília - Do lado de fora do Congresso Nacional, neste momento, dezenas de pessoas fazem barulho com tambores e cornetas ao lado do pato inflável enchido pela FIESP. Os manifestantes pressionam pelo impeachment. Como são poucas pessoas, não chegam a interromper o trânsito.
Para conseguir o apoio popular ao projeto de lei, o MPF apelou até aos manifestantes contra o Governo Dilma Rousseff, conforme relatou o EL PAÍS em setembro passado: http://goo.gl/5aIaLZ
O curioso é que a proposta de iniciativa popular foi entregue a um dos principais alvos da Lava Jato e réu no STF, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o presidente da Câmara.
Membros do Ministério Público Federal entregaram na tarde desta terça-feira o projeto de iniciativa popular elaborado a partir do projeto 10 medidas contra a corrupção. O grupo conseguiu obter 2 milhões de assinaturas de cidadãos brasileiros.
Brasília- Atualização sobre a Comissão do Impeachment: Janaína Paschoal e Miguel Reale Jr. foram convidados para falar às 16h30 desta quarta-feira sobre o pedido de impeachment que apresentaram. Os governistas defendiam que só falassem após Dilma apresentar defesa.
Marina Silva fez um duro pronunciamento sobre o PMDB: "Continua o mesmo e velho PMDB tentando renascer das cinzas da fogueira que ele ajudou a atear"
São Paulo - Sérgio Moro disse que nos primeiros anos da Mãos Limpas na Itália a operação tinha muito apoio popular, mas que após dois anos houve uma campanha para deslegitimar a investigação.
São Paulo - O juiz Sérgio Moro afirmou em palestra (que não foi gravada) que a corrupção "é um problema supra-partidário", e que apenas a Justiça não tem como solucionar a questão. "A sociedade e a iniciativa privada precisam se mobilizar", disse.
São Paulo - A pedido do juiz Sérgio Moro, sua fala na palestra sobre a operação Mãos Limpas e a Lava Jato não pode ser gravada. Jornalistas não puderam usar computadores ou tablets para anotar o conteúdo do simpósio.
No momento, presidente e relator da Comissão do Impeachment decidem se os juristas que apresentaram o pedido de impedimento serão ouvidos amanhã. A definição ficou pendente porque governistas apresentaram questão de ordem para empurrar a reunião para depois da defesa de Dilma.
Brasília - Em meio ao desembarque do PMDB do Governo, o senador Walter Pinheiro (BA) anuncia que deixa o PT. Pinheiro foi um dos fundadores do partido e estaria deixando a legenda por desavenças internas.
São Paulo - O procurador da força-tarefa da Lava Jato Paulo Roberto Galvão diz que atualmente a operação enfrenta uma "guerra de mídia" orquestrada pelos advogados dos réus que tenta "diminuir e dificultar" o trabalho do Ministério Público.
Brasília - "O vice-presidente é eleito pela nação", diz Eliseu Padilha, após o desembarque do PMDB, justificando a permanência de Michel Temer na posição de vice-presidente mesmo após seu partido deixar o Governo.
São Paulo - Em evento sobre as semelhanças entre a operação Lava Jato e a Mãos Limpas, da Itália, o magistrado italiano Piercamillo Davigo, que atuou em Milão, diz que políticos e empresários lançaram mão de técnicas para "neutralizar" investigações no país europeu

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_