_
_
_
_
_

Stephen Hawking: “Foi descoberta uma nova forma de se olhar o universo”

Além de provar teoria de Einstein, é a primeira observação direta de buracos negros em fusão, diz ele

Londres -
Cientista observa representação das ondas gravitacionais.
Cientista observa representação das ondas gravitacionais.JULIAN STRATENSCHULTE (EFE)
Mais informações
O que são ondas gravitacionais?
Como Einstein educou o filho
A “mais bela” explicação sobre a Criação, segundo Albert Einstein

O físico Stephen Hawking afirmou na quinta-feira que a detecção das ondas gravitacionais, a última previsão das teorias de Einstein que ainda precisava ser comprovada, abre as portas a “uma nova forma de se olhar o universo”. “A capacidade de detectá-las tem o potencial de revolucionar a astronomia”, disse à BBC o físico teórico de 74 anos, especialista em buracos negros.

A detecção dessas ondas, os sinais deixados por grandes cataclismos no universo, é também “a primeira prova de um sistema binário de buracos negros e a primeira observação de buracos negros em fusão”, afirmou Hawking. “Além de provar a Teoria Geral da Relatividade, podemos esperar ver buracos negros ao longo da história do Universo. Podemos até mesmo ver os vestígios do Universo primordial, durante o Big Bang”, graças às ondas gravitacionais, enfatizou o físico.

A pesquisadora da Universidade de Glasgow Sheila Rowan, que participou do projeto LIGO que detectou as ondas, descreveu seu trabalho como uma “viagem fascinante”. “Estamos sentados aqui na Terra observando como as costuras do Universo se alongam e se comprimem devido a uma fusão de buracos negros que ocorreu a mais de um bilhão de anos”, disse Rowan. “Quando ligamos nossos detectores, o Universo estava pronto, esperando para dizer ‘olá’”, descreveu a pesquisadora.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_