_
_
_
_
_

Só há um atacante mais perigoso do que Neymar e Ronaldo na Espanha

Aduriz, do Athletic Bilbao, tem média de um gol marcado por jogo na temporada

Aduriz celebra gol contra o Barcelona na Supercopa.
Aduriz celebra gol contra o Barcelona na Supercopa.EFE

Ele faz mais gols que qualquer outro atacante espanhol e não parece que seu poder de fogo esteja no fim. Depois dos dois gols contra o Sporting na vitória por 3 a 0, na segunda-feira, Aduriz, do Athletic Bilbao, soma 14 gols em 14 partidos nesta temporada (sete no Campeonato Espanhol, três na Liga Europa e quatro na Supercopa de Espanha). É o atacante mais em forma da temporada na Espanha, seguido por Cristiano Ronaldo, com 12 gols em 12 partidas (sete em no Espanhol e cinco na Champions). No entanto, seus números também assombram a Europa, onde só Robert Lewandowski, do Bayern de Munique, tem marca melhor. O atacante polonês anotou 17 gols em 14 partidas: 13 no Campeonato Alemão, três na Champions e um na Supercopa da Alemanha.

Aduriz está a um gol do centésimo com a camisa do clube

Mas o que Aduriz tem a dizer sobre essa situação? "Se fisicamente eu estiver bem, os outros aspectos vão melhorando a cada dia. Dependo do físico, então tenho esperança de seguir melhorando", diz. A verdade é que a característica goleadora de Aduriz aflorou depois de seus 30 anos, fato que mostra um jogador empenhado permanentemente em melhorar. Basta olhar seus números para que isso fique claro. Depois de sua estreia contra o Barcelona, em 14 de setembro de 2002, o atacante alcançou sua melhor marca na carreira em 2014-2015, com 26 gols. Até esse momento, suas melhores temporadas foram alcançadas no Athletic, em 2013-2014 (18 gols) e na temporada 2012-2013 (18 gols).

Aduriz comemora um de seus dois gols contra o Sporting.
Aduriz comemora um de seus dois gols contra o Sporting.Miguel Toña (EFE)

Graças a esta arrancada nos últimos anos, Aduriz está a um gol do centésimo com a camisa do clube. "Quando eu sonhava jogar no Athletic, não imagina nunca que pudesse conseguir essas cifras. Sinto-me muito orgulhoso de ter vestido esta camisa tantas vezes, de ter feito tantos gols e, sobretudo, de fazê-los diante desta torcida, que é maravilhosa."

Ainda assim, seu bom rendimento dentro de campo não valeu uma vaga na seleção espanhola, já que ficou de fora da luta pela classificação para a Eurocopa de 2016, na França. Sua participação na seleção da Espanha se resume a apenas uma partida, em outubro de 2010, frente a Lituânia, durante a fase de classificação para a Eurocopa de 2012. Em seu lugar, Vicente del Bosque tem escolhido jogadores como Diego Costa, Alcácer, Morata e Nolito (que não é um atacante central). De todos os atacantes do grupo, Morata é o que apresenta melhores números até agora, embora ainda estejam muito longe dos do jogador do Athletic. O atacante da Juventus anotou três gols na temporada (um no Italiano e duas na Champions), os mesmos que Diego Costa no Chelsea (dois na Inglês e um na Champions).

Mais informações
O Real Madrid apresenta seus reservas
Os pontos fundamentais da Liga Espanhola de futebol
Qatar Airways obriga Barcelona a renegociar patrocínio

"Marcar gols é algo que se vai aprendendo. Há alguns privilegiados que o têm inato, mas eu acho que fui aprendendo", assegurou Aduriz em entrevista para o EL PAÍS. Ele renovou até junho de 2017 e continuará jogando até os 36 anos, talvez até mais. Porque o gol não conhece idade.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_